24 jul Marketing de influência: entenda como ele pode ajudar a sua marca
Buscar quem atinge centenas de pessoas com as mesmas ideias da sua marca pode ser uma grande estratégia para crescer
A internet oferece uma gama gigantesca de estratégias para que uma marca tente crescer no universo digital, especialmente nas redes sociais. Nos últimos tempos, pudemos presenciar um “boom” dos chamados influenciadores digitais, que são capazes de pautar a opinião do público e alavancar vendas. Tê-los ao seu lado pode ser um caminho de sucesso.
Devemos partir do princípio de que algumas coisas mudaram na forma de fazer propaganda e também no que o público busca. Se antes eram ofertados produtos e suas qualidades, hoje o que se oferece é um estilo de vida, ou uma forma de pensar, ou uma maneira de enxergar o mundo. Hoje, as marcas que souberam perceber essa mudança, não vendem somente produtos, mas também experiências inesquecíveis ao usuário.
Seguindo essa linha de pensamento, é correto afirmar que o público não segue a marca em si, mas sim o que ela representa. Da mesma forma, ele segue pessoas e o que elas pensam, como expressam suas emoções e o que buscam representar. Por isso, o surgimento dos influenciadores digitais é tão impactante para o mercado: eles falam para centenas ou milhares de seguidores que acreditam e confiam em suas palavras.
Logo, não seria uma boa estratégia fazer parceria com um influenciador digital? A minha marca não chegaria a mais pessoas e não ganharia mais autoridade na internet? Sim, é claro que sim.
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Marketing de influência
A definição é simples: estratégia de marketing digital feita em parceria com produtores de conteúdo independentes e que tenham influência sobre determinado nicho de pessoas. O que deve ficar claro é que esses influenciadores digitais atuam como ponte entre a sua marca e o público.
Entre as vantagens que você pode adquirir adotando essa estratégia estão a conquista de novos clientes, geração de valor, maior relevância, manutenção dos clientes já existentes, reconhecimento, posicionamento social, entre outros.
No entanto, enquanto definir o marketing de influência seja simples, aplicá-lo exige alguns cuidados da empresa. Elencamos quatro para você ficar atento:
- Conheça o trabalho do influenciador
Em primeiro lugar, você não vai querer ligar a sua marca a uma pessoa que transmite imagem e valores diferentes do que o seu público-alvo busca. Em segundo lugar, é preciso que o influenciador possua certa conexão com o seu produto/serviço, pois somente dessa forma ele poderá ser verdadeiro com o público, conversar sobre suas experiências e servir de exemplo. Além disso, conhecer o conteúdo do influenciador faz com que o seu relato não pareça uma propaganda falsa e caricata.
- Respeite o influenciador
Você não deve procurar um influenciador pensando em torná-lo um garoto-propaganda que vai ter a cara da sua marca. Ele é um ser humano com erros e acertos, conquistas e perdas, visões e experiências. É justamente isso que causa a identificação do público, e mudar não faz o menor sentido. Então, se for fechar uma parceria, não force textos prontos, ideias ou maneiras de falar que fujam da característica do influenciador e seus seguidores. Seja parceiro dele.
- Conheça o seu público
Já falamos diversas vezes sobre a importância de saber o que é e quem é o seu público-alvo. Além de ser fundamental para qualquer estratégia de marketing digital, também se faz valer na hora de buscar um influenciador.
Como você vai pedir para um sujeito que é conhecido por defender a causa vegana falar sobre os benefícios da carne? Ou sobre leite para um influenciador que ajuda pessoas intolerante à lactose? É preciso ter essa conexão entre o que você oferece, quem precisa atingir e quem o influenciador atinge.
- Formalize a parceria
Os influenciadores mais conhecidos já têm detalhada sua forma de trabalho, com número de postagens ou menções, tabela de valores, etc. Já os que estão começando podem ainda não ter tudo isso bem formatado, por isso é sempre bom deixar muito claro o que cada parte espera da parceria. Procure documentar os detalhes, formalize tudo o que for possível. A parceria irá envolver ganhos, vantagens e possivelmente dinheiro, ou seja, é um negócio, por isso a importância de não ficar somente na palavra.
Gostou do texto? Deixe sua opinião e vamos trocar uma ideia sobre o assunto. Se precisar de mais dicas sobre como trabalhar com influenciadores digitais ou de marketing digital em geral, é só entrar em contato conosco!
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