
10 out Como criar conteúdo relevante para o meu blog?
Por mais que o seu produto seja bom, falar sobre o que o seu público procura é decisivo
Você teve uma ideia de negócio, seja vendendo um produto ou serviço. Criou o nome, a logotipo, fez redes sociais, identificou seu objetivo, mas e agora, o que publicar para informar os seus serviços e dialogar com o público? Essa sintonia é importante para evitar tiros no escuro e por vezes dinheiro mal investido.
Tudo começa quando você identifica o público-alvo. Tendo as informações importantes em mãos é possível compreender o tipo de conteúdo que essas pessoas buscam e a maneira como se comunicam. Vamos pegar alguns exemplos do processo de escolha de conteúdo para os nossos clientes que possuem blog.
Google Trends
É uma excelente ferramenta de pesquisa. Aqui é possível encontrar os assuntos em alta e os mais buscados no google em um período de tempo que você determina: última hora, 4 horas, ontem, últimos 7 dias, últimos 30 dias e assim por diante. Com palavras-chaves em mãos e que tenham a ver com o universo do seu negócio, você aumenta consideravelmente suas chances de acerto.
Concorrentes
Por que não? Saber o que os seus concorrentes estão falando é uma estratégia para saber o que está dando certo (e também o que não está dando certo). No entanto, jamais cometa o erro de copiar conteúdo ou de simplesmente reescrever com palavras diferentes. Gostou do assunto que leu? Busque uma outra abordagem, um ponto de vista diferente. Inspire-se, não copie.
Portais de notícia
Outra ótima opção, pois são portais especializados em determinado assunto e de onde é possível tirar informações relevantes e confiáveis. De novo, é importante jamais copiar um texto, mas sim se inspirar em uma ideia e buscar uma outra abordagem.
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– As emoções como ponto de partida do marketing de conteúdo
Pesquisa de dados
Se possível, recorrer a sites que fazem levantamentos de dados. Esses dados ajudam a ilustrar a ideia do texto, trazendo informações mais claras e concretas para o leitor.
Datas especiais
Grandes feriados que tenham a ver com o negócio podem ajudar a pautar o conteúdo do mês, afinal, as pessoas eventualmente vão falar sobre o assunto.
Inspiração em erros e acertos
O seu próprio blog também é uma fonte de inspiração para novos conteúdos. Um determinado assunto foi abordado no ano anterior e deu um ótimo resultado. Então, que tal abordá-lo de novo mas com novas informações e abordagens? O mesmo serve para conteúdos com resultados insatisfatórios. Tentar refazê-lo com o mesmo método de renovação é válido, mas se continuar naufragando, não faz sentido insistir no erro.
Como você pode ver, nós temos diversas maneiras de buscar conteúdo para o blog da sua empresa. Unindo todas, os resultados acabam sendo certeiros e com promessa de bons resultados. É claro que o “bom resultado” é influenciado por outros fatores, e se você tem interesse em conhecer mais, entre em contato conosco e vamos conversar.
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