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capa da postagem do Blog, Bernardo, dono da GardenPro, posa em frente à loja.

GardenPRO – 2 anos de resultados

Nossa principal motivação na Agência Entre Rios é apresentar resultados para clientes que estejam começando os seus negócios, ou então, aqueles que nunca tiveram uma experiência positiva com ações de marketing. Nosso propósito é sermos a primeira melhor experiência do nosso cliente. Com o passar dos anos nos especializamos em dois segmentos de mercado: alimentação e educação. Entretanto, sempre deixamos a porta para novos desafios. Foi assim com a GardenPro, 2 anos de entregas e resultados.

Em junho de 2021 fomos procurados pelo Bernardo. Naquele ano, ele deixava de lado a estabilidade do seu emprego fixo e todas as comodidades trazidas pelas férias e o 13º para encarar a turbulenta jornada de um empreendedor. Bernardo escolheu o seu negócio a partir da experiência estabelecida na sua carreira profissional: uma loja de jardinagem, revendedora de produtos STIHL. E assim, nasceu a GardenPRO. 

POSICIONANDO A MARCA 

PRIMEIRA ENTREGA: IDENTIDADE VISUAL

Como de costume, nosso trabalho começou pelo planejamento – etapa que consideramos vital para o sucesso de qualquer projeto. O primeiro passo foi a análise de benchmarks, em especial o posicionamento digital de revendas da Stihl já consolidadas na região da grande Porto Alegre. Em paralelo definimos as personas, para tanto, fizemos uma pesquisa a partir do networking do Bernardo, fator determinante para entendermos o perfil dos futuros clientes da GardenPRO. Esses primeiros movimentos resultaram na nossa primeira entrega. A identidade visual.

Logotipo GardenPRO
Logotipo GardenPRO

Para dar sustentação a essa identidade visual, definimos os diferenciais competitivos. Ou seja, os motivos pelos quais os clientes escolhem a GardenPRO. Nesse momento foi consideramos, entre outros elementos, a geolocalização da loja, no caso, a Zona Sul de Porto Alegre.

SEGUNDA ENTREGA: Canais de Comunicação, SITE e INSTAGRAM 

Dando continuidade ao nosso planejamento, escolhemos os canais de comunicação a partir do comportamento de consumo das personas e da análise realizada junto aos nossos benchmarks. Chegamos à conclusão a primeira ferramenta de comunicação necessária era um site, com objetivos de apresentação do portfólio de produtos e geração de leads. Em parceria com o talentoso trabalho da Trevo, esse foi resultado: 

https://gardenprors.com.br/

A análise dos benchmarks e das personas também nos mostrou a importância de criação de um canal de comunicação com conteúdo recorrente. A rede social definida foi o Instagram.  

TERCEIRA ENTREGA: CONTEÚDOS RECORRENTES

Para manter a marca em evidência é indispensável ter recorrência de conteúdo. A partir dos diferenciais competitivos traçados na etapa do planejamento, definimos editorias de comunicação. Assim como em um jornal ou qualquer periódico, as editorias guiam os perfis de conteúdo que postamos. Para a Garden: apresentação dos produtos, serviços de manutenção e comodidade foram algumas das editorias criadas. 

Definidas as editorias, chegamos no topo do iceberg. O momento que todo o cliente espera. A produção do conteúdo. Posts de BLOG para os conteúdos que exigem mais explicação e são educativos. Vídeos em formato de reels para gerar maior engajamento nas redes sociais e cards estáticos de caráter informativo. 

GERANDO RESULTADO EM VENDAS 

PRIMEIRA ENTREGA: SEO, GOOGLE MY BUSINESS e GOOGLE ADS

Com toda a comunicação pronta e o posicionamento da marca em dia, precisamos estimular as vendas. Retomando as análises do planejamento, identificamos que o nosso público compra a partir de busca do Google. Ou seja, precisamos estar bem posicionados na principal ferramenta de busca da internet. 

O SEO é a definição de uma série de boas práticas aplicadas ao site. Na Garden temos a preocupação de criar textos para o blog, a fim de tornar o site uma autoridade no assunto de jardinagem. Além disso, temos a preocupação de ter um site rápido e de fácil acesso mobile. Entre outras ações

O GOOGLE MY BUSINESS merece um capítulo a parte. É uma espécie de site do próprio Google em que colocamos fotos, link do telefone, horários de atendimento entre outras informações que auxiliam a loja a ser facilmente encontrada. Aqui também estimulamos a avaliação do negócio por parte dos clientes.

GOOGLE ADS são os anúncios. Ferramenta imprescindível para quem precisa alavancar as vendas do negócio. Ainda mais se tratando de produtos de maior valor agregado como as máquinas da Stihl. Chegamos a gerar de 4 a 5 ligações por dia a partir desses anúncios.

SEGUNDA ENTREGA: CRIAÇÃO DE CRM e WHATSAPP

Manter o cliente satisfeito e bem atendido é muito mais barato do que conquistar novos clientes. Em parceria com o Bernardo, criamos um CRM com todas as pessoas que tiveram interesse na compra de equipamentos ou na manutenção de máquinas. Dessa forma é possível otimizar campanhas. 

No mês de desconto da motosserra, por exemplo, conseguimos trabalhar com o cadastro de compradores e interessados nesse tipo de equipamento. Gerando vendas a partir da nossa base de contatos.

NOVOS DESAFIOS

No primeiro ano de trabalho posicionamos a marca e consolidamos os processos de vendas com o auxílio do marketing digital. Nesse segundo ano já colhemos os resultados com mais de 

25% de aumento no faturamento

– Mais de 100 contatos via anúncios digitais por mês.

– Cadastro de mais de 300 clientes e prospects.

– Instagram com mais de 1,5K de seguidores. 

Nosso desafio agora é dar continuidade nesse crescimento e traçar novas alternativas de faturamento para que a GardenPRO siga no caminho do sucesso. E nada disso seria possível não fosse a coragem, a confiança e a parceria do Bernardo!

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