Conteúdo desatualizado pode atrapalhar o desempenho da sua empresa

A menos que você delete o texto, ele sempre estará lá para o público acessar. Imagina que péssimo se ele estiver com uma informação defasada.

Essa é uma das infinitas vantagens que a internet trouxe para a era moderna. A possibilidade de deixar um texto lá para ser lido hoje, amanhã, na próxima semana, daqui a dois anos. Se o site tiver um sistema de busca, então, é possível encontrá-lo facilmente com alguns cliques. No entanto, e se um usuário chegar a esse texto e encontrar um conteúdo desatualizado, ele vai continuar lendo o que eu escrevo?

Um texto com informações defasadas pode trazer problemas para o seu blog, consequentemente para a sua marca no mundo digital. Para começar, vai espantar alguns potenciais clientes que buscam informações atualizadas para sanar as dúvidas. Só isso já é uma grande perda para o seu negócio.

Mas não pense somente na venda que perdeu. É preciso levar também em conta que a partir daquele momento o usuário não vai mais enxergar a sua marca como uma autoridade no assunto, e isso faz com que ele não volte mais.

Outros problemas de um blog com conteúdo desatualizado incluem:
  • A empresa ainda está ativa? Você já deve ter acessado um site cuja última publicação foi há bastante tempo. Será que eles ainda estão preocupados em produzir conteúdo para os usuários? Isso passa a sensação de que a empresa não está mais atuante no mercado.
  • Há conteúdos em que a base não se altera tanto, como tutoriais, receitas ou estudos. Porém, com o tempo podem surgir novas técnicas e soluções. Manter-se atualizado influencia positivamente na jornada de compra do lead, pois confere autoridade a você.
  • Seu blog perde o “fator freshness”, que é quando o conteúdo é novinho, recente e atualizado. Esses pontos mantém o usuário com você e, consequentemente, o Google o reconhece como popular e importante no mecanismo de busca
  • Quem já é cliente também se sente prejudicado e abandonado. Ocorre uma perda significativa no relacionamento e você deixa de ser referência para aquela pessoa
  • Os algoritmos do Google podem sofrer alterações e o SEO utilizado no texto para de funcionar. Além disso, ao longo do tempo, a sua empresa pode mudar de segmento, pensamento ou atuação. É ainda mais necessário atualizar-se para informar os usuários
Do outro lado do espectro, também é importante sinalizar as vantagens de manter um blog atualizado:
  • Replanejar e qualificar o uso de SEO
  • Melhorar os textos com uma escrita mais atualizada ou trazendo conteúdos adicionais
  • Ajustar conforme o interesse do público. O assunto ainda pode estar em voga, mas visto por um ângulo diferente ou com novas informações
  • Redirecionar o lead conforme os planejamentos atualizados da empresa

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Então vamos trocar uma ideia, podemos ajudar a deixar o blog da sua marca atualizado e interessante para o público!

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