10 fev Quando o streaming dita o consumo
Em 2007, estreava no Brasil o filme Tropa de Elite. Além dos prêmios internacionais, o filme dirigido por José Padilha estimulou o mercado local gerando aumento das vendas de fantasias do uniforme do BOPE. “Estamos comprando mais uniformes. Depois do filme, a procura aumentou muito, na maioria das vezes por garotos de 18 e 19 anos”, relatou Elias Mansur, o então gerente da loja Casa da Armada, para o site G1. Há época, o comerciante estimou em 30% o aumento nas vendas por causa do fenômeno ‘Tropa de Elite’.
Mais recentemente, o instituto NPD trouxe um estudo apontando que as vendas de tabuleiros de xadrez aumentaram em 87% desde que o seriado O Gambito da Rainha estreou na plataforma do Netflix. O crescimento no volume de vendas de livros sobre o esporte foi ainda maior, atingindo a impressionante marca dos 603%.
Embora não seja uma novidade, o impacto mercadológico causado por filmes e séries tornou-se ainda mais evidente nos últimos anos. As plataformas de streaming, além de popularizarem conteúdo também criaram nichos de mercado que podem ser aproveitados por qualquer empresa.
Aqui na agência, a série de televisão de churrasqueiros argentinos, Locos por el Asado, foi a grande inspiração para criação do canal de Youtube do nosso cliente: Dame Dos – Assado e Amizade. Com mais de 5.000 visualizações mensais, já conquistamos parcerias que renderam desde fornecimento gratuito de insumos e até retorno financeiro pelos vídeos –quando vendidos para Expointer 2020.
Ainda assim, você deve estar se perguntando, como eu posso aproveitar o sucesso de grandes produções? Para ajudar a te manter sempre atualizado e criando alternativas de conteúdo e novos negócios para sua empresa, nós criamos uma lista de canais de Youtube que avaliam estreias de filmes e séries.
Agora é só colocar a cabeça para funcionar ou, se tiver sem tempo, nos chamar para conversar!
Referências:
Exame – Efeito Netflix: O Gambito da Rainha aumenta interesse por xadrez online
G1: Fenômeno ‘Tropa de elite’ chega à moda e kit Bope custa R$ 230
Leia também
Era da informação – Transformando dados em resultados | Alimentação – Construindo sua base de clientes cativos | Matrículas Digitais – Como conquistar novos alunos |
Sem Comentários