Era da Informação – Transformando dados em resultados

Um dos principais problemas com o qual nos deparamos ao iniciar nosso atendimento em escolas e agremiações esportivas é a dificuldade desses clientes em gerenciar seus dados e transformá-los em resultado.

Contextualizando… Vivemos a Era da Informação, período histórico que sucede a Era Industrial. A Era da Informação teve início em meados dos anos 50 com a criação e popularização de alguns itens como microprocessadores, fibra ótica e computadores pessoais. Outra série de fatores contribuiu para o fim da Era Industrial, como o advento da Internet (criada em 1969 pelos norte-americanos durante a Guerra Fria).

Se até então tínhamos nas produções e máquinas os principais ativos da sociedade, o certo agora é que a Era da Informação, também conhecida por Era Digital, destaca a capacidade das empresas em gerir dados e informações para conquistar resultados. Não é a toa que as 5 empresas com maior valor de marca no mundo são da indústria de tecnologia: Apple, Google, Microsoft, Amazon e Facebook.

E, embora a realidade dessas grandes empresas pareça muito distante do nosso dia-a-dia, é possível criar alternativas dentro do seu negócio para atingir resultados a partir da gestão de dados e informações. Um exemplo prático que aplicamos nos clientes aqui na agência é a implementação do CRM (Customer Relation Management) para Escolas. Essa ferramenta é responsável por armazenar dados de clientes e possíveis clientes (leads), além de registrar ações de vendas e auxiliar no desenvolvimento de campanhas de matrículas mais assertivas.

Nós já mostramos aqui algumas dicas de como fazer uma campanha de matrículas digital de sucesso. E uma das etapas mais importantes desse processo é a captação e concentração de dados. Entender como o possível aluno ou responsável descobriu a escola, qual a sua idade, qual o seu curso de interesse e a pretensão que ele tem ao fazer o curso são algumas informações que ajudam a melhorar resultados.

Por exemplo, temos recebido muitos pedidos de matrículas para EJA em uma das escolas que atendemos. Entendemos que esse pode ser um serviço oferecido numa próxima campanha de matrículas, ou ainda uma ação pontual que já possuí um grupo interessados. Em outra escola estamos percebendo a necessidade dos interessados em fazer aulas presenciais, e temos redobrado nossas atenções e ações de marketing para esse grupo de pessoas.

Mas tudo isso só é possível com um armazenamento de dados adequado e uma ótima análise sobre essas informações. Ou então, para cada nova campanha de matrículas teremos apenas mais ideias e especulações.

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