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Comunicação com o público: 5 dicas para se dar bem

A sua postura nas redes sociais pode ser decisiva para crescer no mercado

 

Vender um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa simples, já que isso envolve muitos fatores. E um desses fatores é primordial para a sobrevivência de uma marca no mercado: comunicação com o público. Além de saber entender o que esse público procura, você precisa saber se portar como empresa diante dele. Sabe como fazer isso?

Cuidar de estoque, gerenciar as contas e planejar o negócio sem dúvida são etapas difíceis, porém, às vezes se esquece que é igualmente complexo lidar com pessoas e suas preferências, gostos específicos e manias. Cada uma tem sua vivência e maneira de se comportar, principalmente nas redes sociais, por isso é preciso que a empresa, como figura pública, compreenda esse cenário e consiga buscar um ponto de equilíbrio na hora de se comunicar.

 

5 dicas para melhorar a comunicação com o público:

 


Dê voz a todos

Chato quando somente uma pessoa fala, né? Monopolizar a palavra não é democrático, ainda mais em se tratando de uma marca que busca alcançar o maior número de pessoas possível. Logo, em seus canais de comunicação, procure sempre oferecer espaço para sugestões, críticas e elogios. Dê voz ao seu público, pois o feedback deles é muito importante para que você possa inclusive saber o que está certo e o que está errado. Além disso, dar voz faz com que as pessoas sintam essa liberdade que você oferece, mostrando que você se importa com o que elas pensam e têm a dizer.


Transparência

É simples, seja honesto com as suas propostas e com o que você tem a oferecer ao público. Não invente ou prometa o que não pode entregar, também não aumente, não seja ufanista somente para que a sua marca pareça o que no fundo não é. Na internet é muito fácil investigar e opinar, as pessoas estão sempre atentas e policiando. Por tanto, seja transparente com o seu público.


Facilite

É fato que as coisas estão cada vez mais rápidas na internet, e ao encontro disso está a pressa dos usuários. É tudo para ontem. Se um vídeo no YouTube demora para carregar já é motivo de estresse para algumas pessoas. Sendo assim, pense nisso na hora de se comunicar, informar ou divulgar campanhas, promoções e ofertas. Facilite o entendimento do seu público, seja claro, direto e não abra espaço para interpretações. Não confunda, explique.


Educação no atendimento

Sabe aquela frase “o cliente tem sempre razão”? Sabemos que nem sempre tem, mas isso não significa que o tratamento dedicado a ele deva ser diferente. Recebem-se críticas e reclamações o tempo todo, e algumas com teor agressivo. Seja cordial e esteja sempre pronto para atender a essas demandas. Se o cliente está reclamando do seu produto/serviço, somente você pode ajudá-lo a resolver. Um cliente satisfeito sempre volta.


Um lugar para todos

Esse último tem muito a ver com os itens 3 e 4. Teoricamente, você domina o assunto da qual se propôs a trabalhar (pelo menos deveria). Lembre-se que em meio ao seu público haverá pessoas que também dominam, que talvez saibam um pouco mais, outras menos e algumas que estão chegando para conhecer ou aprender do zero. Procure equiparar e personalizar a linguagem, converse em pé de igualdade com os clientes. Complemente ou incentive quem já conhece e facilite a compreensão de quem está aprendendo.

 

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