Conheça as opções para se comunicar sem textos

Intercalar e diversificar o modo de informar pode tornar a comunicação ainda melhor e mais acessível para todos os gostos

Por vezes, dependendo da quantidade de informações que você quer passar, um texto pode se tornar maçante, difícil de estruturar ou desinteressante. Por isso, é importante pensar o conteúdo sempre no plano multimídia. Se em texto não está dando, pode-se muito bem recorrer a outras plataformas, até mesmo como estratégia para despertar o interesse do público-alvo.

Quando falamos em multimídia, falamos de diversos formatos de comunicação presentes na internet. É possível transmitir a mesma informação de diferentes formas, basta estar atento para perceber onde ela melhor se encaixa.

Vamos a alguns exemplos que podem substituir longos textos:

 

Vídeo

O YouTube é disparado a maior comunidade de vídeos da internet. Em 2017, a plataforma divulgou dados que confirmam isso: cerca de 1,5 bilhões de pessoas mensalmente. Outro dado informa que 95% dos usuários on-line no Brasil acessam o YouTube. Ou seja, criar conteúdos para a plataforma é uma opção sempre a ser levada em conta.

Com um conteúdo pensado exclusivamente para vídeo, com informações didáticas e fáceis de absorver, o tipo de negócio jamais será uma barreira. É possível optar por entrevistas, narrativas, apresentações, tutoriais, curiosidades, informativos, etc. As opções são diversas, basta ser criativo e ter muito claro qual é o objetivo.

 

Lives

Além do YouTube, o próprio Facebook vem investindo e estimulando produtores de conteúdo a fazerem lives na plataforma. Em geral, elas são excelentes para uma maior proximidade com o público, abrindo espaço para uma interação mais direta e em tempo real. As lives podem servir para informar, fazer sorteios, responder perguntas, mostrar produtos, debater ideias.

 

Infográfico

Aqui, duas coisas são primordiais e andam juntas:

  • Ilustração

Infográficos, como o próprio nome sugere, são ilustrações com informações. Para que isso fique claro para o público, tem que ser muito bem feito, onde as informações casem perfeitamente com as imagens.

  • Precisão

Ter a certeza absoluta de que os dados coletados estão corretos, por isso, é sempre importante buscá-los em fontes seguras. Como a ideia é evitar longos textos e explicações, os dados têm que ser precisos e claros para o público.

 

Leia tamém:

– Como criar conteúdo relevante para o meu blog?

– Saiba qual é o melhor canal de comunicação para o seu negócio

– Confie o marketing de conteúdo da sua empresa a uma equipe qualificada

 

Instagram

Já falamos anteriormente de como o Instagram vem sendo uma excelente plataforma multimídia para empresas. A comunicação é instantânea, rápida e dispensa textos maçantes. Vídeos de poucos segundos, imagens bem produzidas, ilustrações, memes e etc. podem muito bem transmitir ao público uma ideia, responder à uma dúvida ou instigar uma vontade. Além disso, ao criar uma conta específica para empresas, é possível vender produtos diretamente pela plataforma.

É importante que as campanhas não se limitem somente a essas opções. Ter um blog segue sendo importante, com textos explicativos e que ajudem a informar o cliente. Para a sua empresa, opte justamente pelo conteúdo multimídia: textos, vídeos e imagens. Intercalar e diversificar o modo de informar pode tornar a comunicação ainda melhor e mais acessível para todos os gostos.

Sem Comentários

Publique um comenário