Organização de canais de vendas por delivery

Um dos grandes desafios que encontramos em nossos clientes do segmento de alimentação é a organização dos seus canais de venda por delivery. Anos atrás o telefone concentrava toda a demanda, e ter um atendente era o suficiente. Entretanto, nos dias de hoje, além do telefone, ainda temos os aplicativos, cardápios digitais, WhatsApp, redes sociais…

Nós já falamos no nosso blog que a diversificação desses canais é a melhor estratégia. A ideia é não concentrar as vendas em apenas um canal. Ficar de fora das condições impostas pelos aplicativos de delivery, por exemplo, não é uma opção. Ao mesmo tempo, eles reduzem significativamente as margens das vendas — o iFood pode cobrar até 27% do valor de pedido do cliente (isso com o sistema de logística já incluído). Por outro lado, o próprio iFood concentra mais de 75% dos pedidos por aplicativos no Brasil.

Para contrapor as altas taxas cobradas pelos aplicativos, é preciso trabalhar com canais próprios. O telefone, o WhatsApp e a utilização de cardápios digitais como o GoomerGo são as melhores soluções. Entretanto, apesar de não conter taxas extras elas precisam de mais atenção como interação com os clientes e um sistema de logística próprio.

Saber equilibrar essa conta requer dedicação! Na Agência Entre Rios consideramos uma boa equação a que desenvolvemos com o Cachorro do Bonfa:

Cachorro do Bonfa

No Bonfa trabalhamos com 3 aplicativos de delivery que geram, ao todo, 80% do número de pedidos, seguindo uma média do mercado. E trabalhamos com 3 canais “próprios” de vendas (WhatsApp, GoomerGo e telefone) que representa os outros 20% do número de pedidos. No que diz respeito ao faturamento — sem as taxas do aplicativo — as vendas por canais próprios chegam a 30%, enquanto os aplicativos representam 70%.

Mas essa não é uma lógica que se aplica a qualquer negócio. Respeitar o perfil do consumidor e conhecer detalhadamente o CMV dos seus produtos são fatores primordiais no planejamento da estratégia de vendas por delivery.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, mandando um e-mail ou ligando.

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