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5 dicas para montar o seu primeiro plano de marketing

Se você não é empreendedor ou não está pensando em empreender pare de ler aqui! Ah, mas se você é empreendedor ou gosta de empreendedorismo, então vamos em frente.

 

Dados do IBGE dão conta de que mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas hoje no Brasil! Por outro lado, o número de empresas abertas no primeiro trimestre deste ano bateu recorde: foram criados 583 mil novos negócios entre janeiro e março*! O que significa dizer que em época de alto índice de desemprego e poucas vagas de trabalho, o empreendedorismo pode ser uma excelente alternativa, mas…

…é importante ressaltar também que o número desses novos negócios gerados que não comemora o terceiro ano de vida supera os 25%. Isso significa dizer que a cada 4 empresas abertas no país, uma morre nos dois primeiros anos. E muito desse elevado índice de fracasso deve-se a falta de planejamento. Planejamento Estratégico, Planejamento Financeiro, Planejamento de Marketing… uma série de planos que precisam conversar entre si e que demandam um tempo precioso.

Pensando em como ajudar você a ser mais assertivo na hora de montar seu plano de marketing elencamos 5 DICAS que podem ser muito úteis.

1ª – Tenha objetivos claros, datados e mensuráveis: Qualquer planejamento parte da definição do objetivo, e no marketing não é diferente. O primeiro passo é definir o que você quer com a comunicação do seu negócio: vender 100 produtos por mês? Atingir 10.000 pessoas com a campanha do novo produto?

2ª – Utilize metas e KPI’s: É indispensável mensurar o objetivo com pelo menos um indicador. Só assim é possível compreender se o planejamento obteve êxito. Número de visualizações do seu conteúdo ou engajamento com a marca no Facebook, por exemplo, podem ser medidos por meio de dados fornecidos pelos relatórios gerados pelo Google Analytics e Facebook.

3ª – Defina seu público: Entender quem é seu público é de importância vital para o bom resultado em um plano de marketing. Pesquisas via google docs e o mapa de empatia ajudam a caracterizar o seu público-alvo, definindo assim quem é a persona ideal do seu planejamento.

4ª – Escolha as ferramentas de comunicação: Definida a sua persona, é preciso encontrá-la. O seu potencial cliente é usuário de redes sociais? Instagram, Facebook ou Youtube? Ou ainda, seu possível fornecedor está acostumado a se comunicar via e-mail ou é do tempo da mala direta?  

5ª – Dê um tom para a sua comunicação: O público, os canais de comunicação e o perfil de comportamento da empresa definem o tom da comunicação. Se você utiliza rede social para um público jovem e quer uma comunicação descontraída, abuse dos emojis ?.

Se ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas, entre em contato conosco!

* dados da Serasa Experian

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