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Uber Eats encerrará suas operações em março

Um dos principais apps de delivery de alimentos do mundo decidiu encerrar suas operações no Brasil. A partir de 07 de março, o Uber Eats deixará de fazer entrega de comida. A decisão foi anunciada no início do mês de janeiro. Segundo a própria Uber, trata-se apenas de uma mudança estratégica, que agora terá seu foco voltado para entregas de compras de supermercado pelo Cornershop, e entregas de pacotes pelo Uber Flash e Direct. 

A notícia caiu como uma bomba para todo o setor, em especial para os donos de restaurantes usuários do aplicativo. A principal dúvida entre nossos clientes é de como o mercado consumidor vai reagir. Existe um certo temor de que o Ifood, que já domina mais de 80% do mercado de delivery de comida no Brasil, assuma ainda mais o percentual de vendas da Uber Eats e, praticamente, monopolize esse mercado.

Existe também a possibilidade de que outros aplicativos, como o 99food ou Rappi, possam angariar parte das vendas da Uber Eats. Por fim, um movimento liderado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes propõe um novo formato para o setor de vendas por aplicativo, denominado Open Delivery

“Antigamente, um lojista precisava ter seis, sete máquinas de cartão porque cada bandeira tinha um sistema diferente. O Open Delivery funciona como a padronização dos softwares de cartão, ou seja, vai permitir que todos os apps de entrega de comida sejam unificados e funcionem em uma mesma plataforma, permitindo que o comerciante não precise ter todos os apps diferentes instalados”, explicou o presidente-executivo da Abrasel para o site Uol.

Contudo, o futuro ainda é incerto e a única certeza que existe é que os restaurantes precisam criar ações para acostumar o seu público com a mudança. É nesse sentido, que a agência está trabalhando. Assim, desenvolvemos uma estratégia dividida em 3 etapas complementares.

 

1ª Etapa: Identificar o faturamento e a margem obtidos pelo aplicativo

Essa é uma etapa de análise. Caso o restaurante não tenha faturamento relevante pelo Uber Eats, acreditamos melhor deixar o próprio mercado regular a origem dos pedidos.

2ª Etapa: Definir o canal de venda adequado

Caso o faturamento seja relevante, é necessário definir para qual canal de venda queremos migrar esse cliente. Seja para outros aplicativos como Ifood ou Rappi, ou até mesmo para canais próprios como o WhatsApp ou Instagram.

3º Etapa: Criar o incentivo na compra

Para que não seja apenas uma mensagem comunicando o encerramento do Uber Eats, o ideal é que haja um incentivo. Ele pode vir em formato de desconto ou de brinde. Mas o cliente precisa entender que existe alguma vantagem em fazer esse movimento.

 

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Referências:

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/01/06/uber-eats-fim-brasil.htm

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/01/10/fim-do-uber-eats-no-brasil-mudanca-global-e-treta-com-ifood-podem-explicar.htm  

https://www.tecmundo.com.br/mercado/231813-fim-delivery-do-uber-eats-ifood-tornou-monopolista-brasil.htm

 

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