Luz, câmera e ação!

Uso de Rede Sociais para Marketing exige que marcas mantenham-se atualizados sobre tendências entre usuários, mas sobretudo, que conheçam bem seu público

Em nossa última publicação aqui no blog falamos sobre o aumento no consumo de vídeos entre os usuários de redes sociais, destacando o fenômeno do TikTok e as constantes, e futuras, modificações que o Instagram vem realizando para adaptar-se a essa nova cultura especialmente mais comum entre os jovens. Mas isto pode ser desafiador para alguns ou mesmo para perfis de negócios que não tenham um rosto à frente da sua comunicação. Bom, então que tal algumas dicas?

Explore os recursos:

Rede sociais como Instagram e TikTok dispõem para seus usuários uma série de recursos que podem ser explorados para melhorar a publicação, como filtros e stickers.

No Instagram, os diferentes formatos de vídeos também reservam algumas vantagens: no Stories você pode recorrer a stickers de enquetes, perguntas e diversas outras formas de interação que irão engajar seus seguidores. Já no IGTV, é possível publicar vídeos com maior tempo de duração, abordar temas que exijam mais detalhes, recentemente publicamos uma série de entrevistas com sócios do Clube do Comércio sobre seus 125 anos usando este formato.

 

Também para o Clube do Comércio, desenvolvemos uma série de dicas rápidas de Tênis em pequenas pílulas publicadas no Reels, o mais novo formato do Instagram criado para concorrer diretamente com o TikTok.

 

 

Você ainda conta com o recurso de Lives, onde pode engajar seu público em tempo real, permitindo uma interação imediata com ele.

 

Reserve um tempo para ser criativo:

Algumas boas ideias para publicações surgem como um passe de mágica, mas para a maioria delas você precisará de tempo para criar. Agora que você já conhece os recursos que têm à sua disposição, reserve um momento para pensar como seu produto ou serviço poderia render um bom vídeo. Lembre-se que o head do Instagram, Adam Mosseri, recentemente revelou que o Instagram passará por mudanças para se transformar em uma rede social focada em entretenimento, então, bom-humor é muito bem-vindo. Despertar desejo no seu produto também é uma excelente ideia, este foi o caminho que escolhemos para o Getúlio Pastéis, como uma série de publicações no Reels de seus pastéis sendo preparados.

 

Lembre-se: quanto mais você dominar os recursos de uma rede social, mais potencialmente criativo será em suas publicações nela.

 

Cuidado com as boas práticas:

Toda rede social tem seu conjunto de regras para publicações, algumas vezes você sequer conseguirá publicar se não segui-las, mas muitas vezes, embora seja possível, você poderá ter uma queda brusca de engajamento ou mesmo restrição ao seu conteúdo. É o caso, por exemplo, de reutilizar publicações do seu perfil do TikTok diretamente no Instagram, ou publicar vídeos no YouTube com trilhas sonoras protegidas por direitos autorais. Recentemente, o Instagram postou uma série de regras de boas práticas para publicações no formato de Reels em seu perfil dedicado a criadores de conteúdo.

 

Ainda assim, acha difícil fazer vídeos? Ou acredita que este não seja o melhor formato para você? Não tem problema, apesar do crescimento por essa forma publicação, os outros formatos ainda são importantes, sobretudo, se trouxerem conteúdo de qualidade.

E lembre-se, o mais importante de tudo é conhecer bem o perfil do seu público, por isso é fundamental saber exatamente quem é o seu cliente. Uma boa maneira para isso é utilizar os canais de comunicação para isso. Fez uma venda pelo WhatsApp? Pergunte o que achou do produto, do atendimento, etc. Outra importante ferramenta são os recursos de Insights disponíveis em contas comerciais no Instagram e Facebook. Por ela é possível ver se o perfil dos seus seguidores condiz com o seu público-alvo, afinal, o que vale mais: uma publicação com milhares de curtidas de qualquer um, ou uma com poucas curtidas de clientes em potencial?

 

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