09 dez O QUE ESPERAR DE 2023
Nossa leitura sobre as tendências 2023 do Google
Todo final de ano, o Google nos presenteia com a visão dos seus líderes sobre os desafios que os gestores de empresas precisarão enfrentar em seus planejamentos de marketing para o ano que se avizinha. Em 2023 não foi diferente, – já postamos recentemente esse conteúdo (inserir link) – entretanto, a distância oceânica da realidade de grandes corporações para os clientes que atendemos, sugere outro desafio:
Como adaptar as grandes tendências do marketing lançadas pelo Google para o dia-a-dia de empresas de pequeno porte? Ainda mais sendo elas dos mercados de alimentação e educação? A partir desses questionamentos, apresentamos 4 leituras aplicáveis dos tópicos sugeridos pela Google.
Planejamento de mídia mais inclusivo
O primeiro ponto a se considerar para 2023 foi destacado pela diretora sênior de marketing, marca e reputação do Google U.K., Nishma Robb. Uma vez que a indústria de publicidade tem se concentrado muito em uma representação mais inclusiva em criativos nos últimos anos, faz-se necessário que esse trabalho se estenda também ao planejamento de mídia.
Antes mesmo de trazer uma representação inclusiva em criativos, as pequenas empresas precisam montar um planejamento de mídia. As campanhas precisam estar atreladas a um objetivo com metas claras. A partir desse consentimento da importância de investir e planejar os anúncios, quando entramos na execução do projeto, trabalhamos os criativos.
Consideramos vital o uso de criativos que retratam a empresa. E, sempre que possível, com pessoas reais que fazem parte do cotidiano do negócio. Para a Escola Maria Imaculada, por exemplo, construímos uma série de vídeos com os professores. Confere aí:
Publicidade com propósito
Uma das principais pautas do marketing para o ano que se aproxima é conseguir construir campanhas carregadas com propósito. Pelo menos, é isso que pensa a Diretora de Espaços Criativos na Europa, Mailine Swildens. As pessoas têm dado prioridade à sustentabilidade e querem que as marcas as ajudem a tornar as escolhas mais gerenciáveis. Elas também esperam que as organizações tenham um impacto na sociedade mais do que nunca e alinhem promessas com ações.
Ao longo de 2021 e 22, vivenciamos a experiência de participar de um reposicionamento de marca de um dos nossos clientes. O Cachorro do Bonfa buscou na Lola, empresa especializada e extremamente competente, uma parceria que conduziu esse processo. A etapa da criação do playbook foi fundamental para que a marca começasse a atingir o seu propósito.
A participação de clientes, colaboradores, parceiros e dos donos da empresa, possibilitou um olhar mais sistêmico. Além de abrir o horizonte para novas possibilidades que vão ao encontro de um propósito, tudo isso sem perder a essência da marca. Nosso trabalho foi de organizar a comunicação, como você pode conferir nesses cases:
É o mundo da Geração Z (estamos apenas vivendo nele)
Já a Diretora de Laboratórios Criativos da Europa, Julia Hoffmann acredita que a Geração Z será peça fundamental para o desenvolvimento do marketing em 2023. Segundo ela, esta é a primeira geração a crescer completamente com a internet — e a forma como eles navegam e interagem online continua evoluindo. As plataformas mais relevantes para esta geração hoje são aquelas que são dinâmicas e altamente visuais, atendendo às suas necessidades em constante mudança para maneiras novas e inovadoras. A Geração Z expressa onde – e como – eles querem se envolver, aparecendo onde é mais importante para eles.
Ao longo de 2022, trabalhamos com a adaptação de alguns conteúdos de clientes para o Tik Tok, aplicativo que ganha cada vez mais relevância para o público nascido a partir dos anos 2000. Um bom exemplo é o trabalho que desenvolvemos junto ao Yuu Japan Gastrobar, um cliente que, assim como o Tik Tok, busca inovar, mostrando que a culinária japonesa não é feita apenas de sushi.
Para 2023, este é o grande desafio da Agência: conseguir adaptar mais conteúdos em um formato dinâmico e capaz de interagir com a Geração Z.
Vídeos curtos para lanches
Por último e não menos importante, a diretora administrativa de vídeo e exibição do Google na Europa, Dyana Najdi, ressaltou que os hábitos de visualização estão se diversificando à medida que as pessoas se movem perfeitamente entre telas e durações de vídeo – com diferentes necessidades e expectativas para cada um.
Não é nenhuma novidade que muitos criadores de conteúdo estejam inovando com um formato mais curto, mais rápido, para atender às necessidades desses espectadores. Esse modelo vem tomando forma há algum tempo. Mas é imprescindível ressaltar que eles estão tendo muito sucesso. Um bom exemplo aqui, é o YouTube Shorts, que conta agora com 1,5 bilhão de usuários ativos e mais de 30 bilhões de visualizações, tornando-se uma grande área de oportunidade para os anunciantes.
Entendemos e nos adaptamos a essa tendência ainda em 2022. Passamos a trabalhar com conteúdos menos explicativos, mais dinâmicos e curtos. Aqui estão alguns clientes que já passaram por essa transformação em seus conteúdos:
Getúlio:
Confira o reel do Getúilio aqui!
Garden:
Já começou a preparar sua empresa para 2023? As tendências estão aí e quanto mais rápido nos adaptarmos a elas, maiores serão os resultados no futuro.
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