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Inbound Marketing: o cartão de visitas do Marketing 3.0

Se você abriu ou está pensando em abrir seu próprio negócio, deve estar procurando dicas de marketing para divulgá-lo, mas você realmente sabe o que é o marketing?

Existem muitas definições para o termo. Segundo Leonardo Jaques, marketing é “a capacidade de identificar, por meio de estudos científicos do mercado, as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ou administrativos aos clientes por meio de transações bilaterais”.

Mas marketing vai muito além desta ou de outras definições, tornando-se um conceito em constante mutação. Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, definiu essas mudanças em 3 grandes estágios:

  • Marketing 1.0: Onde o objetivo era apenas vender o produto, focado em compradores em massa. Seu argumento estava fortemente relacionado às vantagens do produto e a interação com o consumidor era estabelecida apenas no momento da transação.
  • Marketing 2.0: Com o surgimento de novas mídias, surgiu a necessidade de estabelecer novos relacionamentos entre empresas e clientes. O argumento se torna emocional, surgem as storytellings e a preocupação em diferenciar os clientes com a interação em um tom de 1 para 1.
  • Marketing 3.0: Com as novas tecnologias e avanços na internet apenas contar uma história já não serve para os clientes que buscam motivações concretas para comprar um produto. Assim nasceu a atual perspectiva sobre o marketing. As empresas agora precisam ser agente real de transformação positiva na vida das pessoas. O argumento está baseado no que pode ser feito para melhorar a vida do público-alvo e o meio em que ele está inserido. A interação passou a ser colaborativa, em tempo real e durante toda a jornada do consumidor.

Mas e você, que tem que pensar em tantas coisas do seu negócio, como fazer tudo isso acontecer? Como se desfazer da ideia de simplesmente pagar por um flyer para anunciar sua promoção?

É aí que entra o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Esqueça as mídias pagas convencionais e aposte no que você, sua empresa e seu produto ou serviço podem melhorar na vida do seu público. Conte isso para eles por meio de um blog, nas redes sociais, em vídeos ou e-books. Mantenha um canal constante de conversa com seus clientes e construa seu negócio a partir da percepção e necessidades deles. Forneça conteúdos ricos pelos quais as pessoas estejam dispostas a interagir e assim aumente o relacionamento do seu negócio com seu público-alvo de uma forma muito mais efetiva do que apenas vender seu produto.

Se você está curioso para saber qual a melhor forma de fazer isto, vem tomar um café conosco e bater papo.

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