Tramadol Illegal Order Online Tramadol Sales Online Tramadol Order Cheap Buy Discount Tramadol Order Tramadol Overnight Delivery Tramadol Online Coupons

A valorização das práticas ESG em um mundo sustentável

Cada dia mais, nos deparamos com um mundo onde a sustentabilidade está inserida no DNA das empresas. Mais do que isso. As medidas sustentáveis precisam estar enraizadas na cultura dessas empresas, uma vez que seus consumidores estão cada vez mais ligados às questões ambientais e ao bem-estar do nosso planeta.

Todo esse cuidado dos consumidores, urgiu a importância de algo chamado Environmental, Social and Governance, que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança ou simplesmente atende pela sigla ESG.

MAS O QUE É ESG?

ESG pode ser definido como uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas dessa corporação. 

A sustentabilidade e as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) são critérios que avaliam o desempenho ambiental, social e de governança corporativa das empresas. Esses critérios são cada vez mais valorizados pelos consumidores, que buscam produtos e serviços que respeitem o meio ambiente e a sociedade.

Pequenos negócios locais de alimentação e delivery, por exemplo, podem se beneficiar ao adotar esses critérios, pois além de contribuírem para uma causa positiva, podem economizar recursos, melhorar a reputação da marca, aumentar a satisfação dos funcionários e dos clientes e explorar novos mercados.

EXEMPLOS DE PRÁTICAS ESG

Alguns exemplos de práticas sustentáveis e ESG que esses negócios podem implementar são:

  • Reciclar os resíduos gerados pela atividade, como embalagens, óleo de cozinha, restos de alimentos, etc.
  • Usar softwares para reduzir o uso de papel, como sistemas de gestão online, cardápios digitais, comandas eletrônicas, etc.
  • Eliminar ou reduzir o uso de plástico, optando por embalagens biodegradáveis, reutilizáveis ou recicláveis.
  • Oferecer alimentos orgânicos, produzidos por pequenos produtores locais, sem agrotóxicos ou transgênicos.
  • Utilizar energia limpa e renovável, como a energia solar, que pode ser gerada por meio de usinas compartilhadas ou próprias.
  • Adotar medidas de inclusão social e diversidade, como contratar pessoas de diferentes perfis, gêneros, etnias, idades, etc.
  • Seguir princípios éticos e transparentes na gestão do negócio, como cumprir as leis, pagar os impostos, respeitar os direitos trabalhistas, etc.

Segundo uma pesquisa do Capterra, plataforma de avaliação e seleção de softwares, 71% dos pequenos e médios negócios do Brasil avaliam o sucesso de suas ações sustentáveis através da satisfação do consumidor. Além disso, 66% desses negócios afirmam que a sustentabilidade gera economia de gastos e 53% dizem que melhora a imagem da marca.

Portanto, investir em sustentabilidade e ESG é uma forma de se diferenciar no mercado e atrair clientes que se identificam com esses valores. 

E você, já adota essas práticas no seu negócio? 

Gostou do nosso texto? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog!

Sem Comentários

Publique um comenário