{"id":533,"date":"2018-05-16T12:06:50","date_gmt":"2018-05-16T15:06:50","guid":{"rendered":"https:\/\/agenciaentrerios.com.br\/?p=533"},"modified":"2018-05-18T17:16:21","modified_gmt":"2018-05-18T20:16:21","slug":"as-vantagens-do-marketing-de-conteudo-para-instituicoes-de-ensino","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agenciaentrerios.com.br\/as-vantagens-do-marketing-de-conteudo-para-instituicoes-de-ensino\/","title":{"rendered":"Marketing de Conte\u00fado para institui\u00e7\u00f5es de ensino"},"content":{"rendered":"

Em um cen\u00e1rio competitivo e exigente, \u00e9 preciso ter uma comunica\u00e7\u00e3o diferenciada para conquistar o p\u00fablico-alvo<\/i><\/strong><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Quem busca uma institui\u00e7\u00e3o de ensino, seja infantil ou superior, vai se deparar com in\u00fameras op\u00e7\u00f5es. A n\u00e3o ser que a sua institui\u00e7\u00e3o ofere\u00e7a um curso muito espec\u00edfico e segmentado, ela vai precisar de um diferencial para se destacar. E \u00e9 poss\u00edvel fazer isso investindo em marketing de conte\u00fado.<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Ao criar conte\u00fado sobre a sua institui\u00e7\u00e3o e tamb\u00e9m relacionado \u00e0 educa\u00e7\u00e3o, \u00e9 poss\u00edvel informar e entreter os leitores. Dessa forma, com a divulga\u00e7\u00e3o certa, mais pessoas v\u00e3o conhecer a institui\u00e7\u00e3o e, quem sabe, ter interesse em ingressar. Para ficar mais claro, vamos a dois exemplos pr\u00e1ticos:<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Escola Maria Imaculada<\/b><\/span><\/p>\n

Um dos objetivos com esse cliente \u00e9 ampliar o alcance da comunica\u00e7\u00e3o com o p\u00fablico externo (pais e comunidade local). Os meios utilizados s\u00e3o<\/span> Facebook<\/b><\/a> para atra\u00e7\u00e3o e <\/span>site da escola<\/b><\/a> para convers\u00e3o.<\/span><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Levando em conta a principal<\/span> inten\u00e7\u00e3o do marketing de conte\u00fado<\/b><\/a>, voc\u00ea n\u00e3o vai simplesmente informar ao p\u00fablico que h\u00e1 vagas dispon\u00edveis para novos alunos, ou dizer que a sua escola \u00e9 a melhor, ou ainda tentar a todo o custo convencer os pais a matricularem seus filhos. Na realidade, para engajar o p\u00fablico-alvo, \u00a0ser\u00e1 preciso abordar outros pontos, como por exemplo: descrever o que a escola tem a oferecer, sua filosofia e metodologia de trabalho, a rela\u00e7\u00e3o que tem com o ambiente em que est\u00e1 inserida, um diferencial relacionado \u00e0 educa\u00e7\u00e3o, entre outros. Lembre-se de que o intuito \u00e9 conquistar e fazer a diferen\u00e7a de alguma maneira. Vender um produto\/servi\u00e7o \u00e9 consequ\u00eancia.<\/span><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Com esse cliente, adotamos algumas estrat\u00e9gias para alcan\u00e7ar o objetivo. Por exemplo, selecionamos atividades que fogem do curr\u00edculo habitual das escolas, como o \u201cProjeto ZOOM\u201d. S\u00e3o aulas de rob\u00f3tica para que os alunos se tornem capacitados e cientes das novas tend\u00eancias tecnol\u00f3gicas. Isso, para a Escola, \u00e9 um diferencial a ser trabalhado. Outra estrat\u00e9gia de comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 informar ao p\u00fablico sua filosofia como institui\u00e7\u00e3o, principalmente em rela\u00e7\u00e3o ao bairro em que est\u00e1 inserida. Comunicar-se principalmente com quem est\u00e1 fisicamente perto, pois s\u00e3o essas pessoas que podem vir a precisar do que a Escola oferece.<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Leia tamb\u00e9m:<\/b><\/span><\/p>\n

–<\/span> Saiba o que \u00e9 e como identificar seu p\u00fablico-alvo<\/b><\/a><\/span><\/p>\n

–<\/b> Identifique o seu objetivo parar crescer no mercado<\/b><\/a><\/span><\/p>\n

–<\/b> Marketing de conte\u00fado para pessoas inovadoras<\/b><\/a><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Faculdade Sogipa<\/b><\/span><\/p>\n

Um dos objetivos \u00e9 atrair novos alunos para a faculdade pelo seu sistema de vestibular agendado. Canais de comunica\u00e7\u00e3o s\u00e3o<\/span> Facebook<\/b><\/a> e <\/span>site da faculdade<\/b><\/a>.<\/span><\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

O trabalho vem sendo feito desde o ano passado, de maneira gradativa. Uma das alternativas pensadas, al\u00e9m de descrever a Faculdade, seu m\u00e9todo de trabalho e toda a infraestrutura que pode oferecer, foi convidar alunos importantes, conhecidos nacionalmente e que hoje s\u00e3o atletas profissionais da Sogipa para dialogar com o p\u00fablico. Atletas campe\u00f5es mundiais no jud\u00f4, como Mayra Aguiar, serviram de influenciadores para levar uma mensagem ao p\u00fablico-alvo, estimulando-o a conhecer mais a institui\u00e7\u00e3o. Cabe tamb\u00e9m focar a comunica\u00e7\u00e3o nas pessoas mais pr\u00f3ximas. A Faculdade Sogipa est\u00e1 localizada em Porto Alegre, logo, buscamos levar conte\u00fado tanto para a capital quanto para a regi\u00e3o metropolitana.<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n

Vantagens do marketing de conte\u00fado<\/b><\/span><\/p>\n

\u00c9 claro que a estrat\u00e9gia passa por fatores como o objetivo do cliente, os canais a que tem dispon\u00edveis para comunica\u00e7\u00e3o, identifica\u00e7\u00e3o do p\u00fablico-alvo, etc. Cada caso \u00e9 analisado de maneira diferente. Mas as vantagens s\u00e3o para todos:<\/span><\/p>\n

 <\/p>\n