{"id":3881,"date":"2021-03-26T17:24:54","date_gmt":"2021-03-26T20:24:54","guid":{"rendered":"https:\/\/agenciaentrerios.com.br\/?p=3881"},"modified":"2021-05-07T17:55:43","modified_gmt":"2021-05-07T20:55:43","slug":"posicionamento-de-marca-para-negocio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agenciaentrerios.com.br\/posicionamento-de-marca-para-negocio\/","title":{"rendered":"Posicionamento de marca: entenda a import\u00e2ncia"},"content":{"rendered":"
Posicionamento de marca \u00e9 a a\u00e7\u00e3o de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do p\u00fablico-alvo. O objetivo \u00e9 posicionar a marca na mente dos consumidores a fim de maximizar a vantagem potencial da empresa. \u2013 Phillip Kotler\u00a0<\/span><\/p>\n Esta defini\u00e7\u00e3o de Kotler \u00e9 um resumo simples e objetivo do que significa o posicionamento de marca. Em dois momentos ele cita a import\u00e2ncia do p\u00fablico-alvo e da sua percep\u00e7\u00e3o no processo de posicionar a marca. Sendo assim, podemos considerar que o entendimento que a empresa possui sobre o cliente e o que o faz consumir de uma empresa em detrimento de outra \u00e9 fundamental para que o neg\u00f3cio seja bem-sucedido.<\/span><\/p>\n Entretanto, \u00e9 comum (muito mais do que gostar\u00edamos) iniciarmos um trabalho de marketing digital sem que o cliente conhe\u00e7a o seu p\u00fablico. E ainda mais comum que o nosso cliente n\u00e3o entenda o que \u201cmaximiza a sua vantagem potencial\u201d em rela\u00e7\u00e3o ao mercado. Dessa forma, \u00e9 quase imposs\u00edvel desenvolver a\u00e7\u00f5es que fidelizem ou auxiliem na capta\u00e7\u00e3o de mais consumidores.\u00a0<\/span><\/p>\n <\/p>\n Aqui na ag\u00eancia uma das t\u00e9cnicas que mais utilizamos para conhecer melhor os clientes do nosso cliente \u00e9 o <\/span>mapa da empatia<\/a>.<\/span><\/i><\/p>\n O objetivo inicial do Clube do Com\u00e9rcio<\/a> ao contratar a ag\u00eancia era de melhorar a comunica\u00e7\u00e3o com os seus associados. Para isso foi fundamental, inicialmente, entender as motiva\u00e7\u00f5es para que eles frequentassem as depend\u00eancias do clube.<\/span><\/p>\n Aplicamos o mapa da empatia numa parcela consider\u00e1vel de associados e descobrimos que grande parte deles frequentava o clube por 3 fatores fundamentais:\u00a0<\/span><\/p>\n 1\u00ba A disponibilidade das quadras de t\u00eanis.<\/b><\/span><\/p>\n 2\u00ba O bom relacionamento com outros associados.<\/b><\/span><\/p>\n 3\u00ba O p\u00e1tio do clube servir como a extens\u00e3o do jardim de suas casas.<\/span>\u00a0<\/b><\/p>\n A partir dessas premissas e com o estudo da concorr\u00eancia iniciamos um projeto que j\u00e1 dura mais de 5 anos. E tem, entre outras conquistas:<\/span><\/p>\n – O desenvolvimento de um site com agenda de atividades do clube.<\/span><\/p>\n – O envio semanal de um newsletter com as melhorias cont\u00ednuas nas depend\u00eancias do clube.<\/span><\/p>\n – A cria\u00e7\u00e3o de um aplicativo de celular para marca\u00e7\u00e3o de hor\u00e1rio nas quadras de t\u00eanis.<\/span><\/p>\n – Campanhas de associa\u00e7\u00e3o voltadas para tenistas amadores que procuram novos desafios e fam\u00edlias residentes de condom\u00ednios sem infraestrutura pr\u00f3xima ao clube.\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n <\/p>\n A facilidade encontrada para a defini\u00e7\u00e3o da estrat\u00e9gia e a\u00e7\u00f5es no trabalho desenvolvido para o Clube do Com\u00e9rcio n\u00e3o foi a mesma no caso da Choc\u00f3latras<\/a>. Uma empresa que j\u00e1 havia expandido sua atua\u00e7\u00e3o a partir da concess\u00e3o do uso da marca, trouxe percep\u00e7\u00f5es diferentes do seu posicionamento.\u00a0<\/span><\/p>\n Existem clientes que percebem a Choc\u00f3latras como uma cafeteria com bons docinhos. Outros gostam at\u00e9 mais do caf\u00e9 do que dos doces, e alguns, ainda frequentam as lojas em fun\u00e7\u00e3o dos salgados.<\/span><\/p>\n Nesse caso em espec\u00edfico foi necess\u00e1rio propor um alinhamento inicial entre diretoria e s\u00f3cios para um entendimento comum de onde quer\u00edamos estar, de como os clientes nos enxergavam e de quais eram as principais pr\u00e1ticas do mercado concorrente.\u00a0<\/span><\/p>\n Para ent\u00e3o, desenvolvermos uma estrat\u00e9gia de posicionamento da marca que maximizasse as vantagens potenciais da empresa: A inova\u00e7\u00e3o a partir da transforma\u00e7\u00e3o do chocolate, as in\u00fameras boas sensa\u00e7\u00f5es no consumo do chocolate e a rela\u00e7\u00e3o entre chocolate e cultura foram os conceitos destacados por nosso estudo.<\/span><\/p>\n Esse posicionamento come\u00e7ou a ser aplicado sob uma rotina de processo baseada em datas comemorativas. Afinal, s\u00e3o ciclos de atua\u00e7\u00e3o como a P\u00e1scoa e o Natal que promovem as editorias definidas em conte\u00fado<\/a> desenvolvido para os canais de comunica\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n <\/p>\n Embora tenhamos abreviado a atua\u00e7\u00e3o que tivemos (e ainda temos) com esses nossos clientes, o posicionamento de marca \u00e9 refletido pelo tempo e insist\u00eancia no forma comunica\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n Recentemente, o CMO do McDonald\u00b4s Brasil, Jo\u00e3o Branco, postou em seu LinkedIn: \u201c\u00c9 melhor ser consistentemente \u201cmeia boca\u201d do que inconsistente, porque isso s\u00f3 deixa os clientes confusos.\u201d Em seguida postou a seguinte imagem:\u00a0<\/span><\/p>\n <\/p>\n J\u00e1 imaginou se um belo dia o McDonald\u00b4s vendesse batata frita assim?\u00a0<\/span><\/p>\n Manter coer\u00eancia na comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 fator determinante para o sucesso do posicionamento da sua marca.\u00a0<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Posicionamento de marca \u00e9 a a\u00e7\u00e3o de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do p\u00fablico-alvo. 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CASE CHOC\u00d3LATRAS<\/b><\/span><\/h6>\n