{"id":2560,"date":"2020-07-03T19:23:47","date_gmt":"2020-07-03T22:23:47","guid":{"rendered":"https:\/\/agenciaentrerios.com.br\/?p=2560"},"modified":"2020-07-03T19:26:00","modified_gmt":"2020-07-03T22:26:00","slug":"adaptacao-de-escolas-em-regime-remoto-ou-seria-regime-digital","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/agenciaentrerios.com.br\/adaptacao-de-escolas-em-regime-remoto-ou-seria-regime-digital\/","title":{"rendered":"Adapta\u00e7\u00e3o de escolas em regime remoto, ou seria regime digital?"},"content":{"rendered":"

Um dos setores econ\u00f4micos mais atingidos pela pandemia foi o da educa\u00e7\u00e3o. Em especial as escolas de ensino fundamental e m\u00e9dio. Tradicionalmente reconhecidas por um padr\u00e3o de ensino que prioriza as rela\u00e7\u00f5es presenciais de sala de aula, essas institui\u00e7\u00f5es tiveram que se adaptar rapidamente a um novo sistema de ensino. Dire\u00e7\u00e3o, alunos, professores e, principalmente, as fam\u00edlias foram obrigadas a mudar suas rotinas e encarar uma nova realidade.<\/p>\n

Essa nova realidade \u00e9 orientada pelo universo digital. As ferramentas online que anteriormente eram acess\u00f3rias ao ensino presencial tornaram-se agora essenciais. Plataformas digitais de educa\u00e7\u00e3o e a comunica\u00e7\u00e3o por ferramentas de v\u00eddeo<\/a> passaram a fazer parte do dia-a-dia escolar.<\/p>\n

Para elucidar todas essas mudan\u00e7as, convidamos o Leandro Souza, vice-diretor pedag\u00f3gico da Escola Maria Imaculada com MBA em Gest\u00e3o Escolar.<\/p>\n

AG\u00caNCIA: Primeiramente gostar\u00edamos de agradecer sua disposi\u00e7\u00e3o em trazer a sua experi\u00eancia na Escola Maria Imaculada para que possamos entender esse momento t\u00e3o singular na hist\u00f3ria da educa\u00e7\u00e3o. Come\u00e7amos te perguntando como os profissionais da Escola encararam essa situa\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n

LEANDRO: <\/strong>Ol\u00e1, pessoal. Bom, a capacidade dos profissionais em reagir a dificuldade foi determinante para que come\u00e7\u00e1ssemos a adapta\u00e7\u00e3o a esse novo sistema. Mais do que o entendimento do universo digital, no primeiro momento foi essencial a paix\u00e3o dos professores em educar e manter o contato com os seus alunos. A partir desse movimento, independente da idade, as aulas tiveram continuidade.<\/p>\n

AG\u00caNCIA: E como voc\u00eas est\u00e3o adaptando o regime remoto? Como voc\u00eas est\u00e3o fazendo a interface entre a Escola e os alunos?<\/strong><\/p>\n

LEANDRO: <\/strong>N\u00f3s como institui\u00e7\u00e3o, procuramos primeiramente ampliar os pontos de contato digital com pais e alunos. Abrindo desde e-mail, whatsapp, redes sociais (em especial o Facebook), comunicados via site tudo com o aux\u00edlio da ag\u00eancia para que a grande quantidade de conte\u00fado chegasse aos seus destinat\u00e1rios nos formatos e nas ferramentas mais adequadas. As aulas s\u00e3o feitas com o aux\u00edlio de duas plataformas especializadas, uma com foco maior no professor e outra para os alunos. Mas, pretendemos manter apenas uma delas para que o fluxo de trabalho fique mais f\u00e1cil e flu\u00eddo.<\/p>\n

AG\u00caNCIA: Se voc\u00eas est\u00e3o pensando em ajuste nas ferramentas digitais, acreditam que esse n\u00e3o \u00e9 apenas um per\u00edodo transit\u00f3rio, mas que trar\u00e1 impactos irrevers\u00edveis, certo? <\/strong><\/p>\n

LEANDRO: <\/strong>O formato emergencial de adapta\u00e7\u00e3o trouxe um aprendizado traum\u00e1tico. Alguns alunos tiveram a dificuldade de acesso a computadores ou tablets em fun\u00e7\u00e3o de toda adapta\u00e7\u00e3o da din\u00e2mica familiar.\u00a0 Acreditamos que a partir de agora a escola precisar\u00e1 oferecer toda a estrutura necess\u00e1ria para aulas em regime remoto tamb\u00e9m. \u00c9 importante que, de repente, numa lista de material escolar esteja um plano de internet compat\u00edvel com a plataforma de ensino adotada pela escola. Acreditamos que as escolas que oferecerem um regime remoto complementar ser\u00e3o as que ter\u00e3o diferencial competitivo. Por exemplo, os temas de casa passados em cadernos, agora ser\u00e3o enviados de maneira online. O Digital deixa de ser uma alternativa e passa a virar uma rotina.<\/p>\n

AG\u00caNCIA: Como as escolas podem come\u00e7ar a se preparar para o ano de 2021, em especial em uma campanha de matr\u00edculas:<\/strong><\/p>\n

Leandro:\u00a0 <\/strong>A Escola do s\u00e9culo XXI acabou chegando e atropelando. \u00c9 obrigat\u00f3rio que as escolas tenham um regime remoto, com defini\u00e7\u00e3o de processos e ferramentas. Nos pr\u00f3ximos passos as escolas dever\u00e3o conduzir esses processos, e as fam\u00edlias precisar\u00e3o se adaptar a essa realidade. Sobre a campanha de matr\u00edculas, ser\u00e1 uma nova campanha. Uma campanha 100% remota. N\u00f3s j\u00e1 possu\u00edamos boa parte da comunica\u00e7\u00e3o de matr\u00edculas em formato digital. Utilizamos o funil de vendas para orientar nossas a\u00e7\u00f5es al\u00e9m do uso intensivo de ferramentas como o Google e as Redes Sociais. Mas agora precisaremos ir al\u00e9m, acredito que um atendimento online presente e muito atuante ser\u00e1 determinante para o sucesso a pr\u00f3xima campanha de matr\u00edculas.<\/p>\n

Entre em contato conosco:<\/strong><\/p>\n

\n

<\/p>

    <\/ul><\/div>\n
    \n
    \n\n\n\n\n\n\n<\/div>\n

    <\/span><\/p>\n

    <\/span><\/p>\n

    <\/span><\/p>\n