SEO: entenda a importância da técnica de otimização para o seu conteúdo

Separamos 10 dicas para você melhorar o desempenho dos seus textos no Google

É importante para as marcas serem encontradas pelos clientes na internet. E, para isso, é fundamental estar na primeira página de resultados. Uma das técnicas para conquistar esse alcance orgânico se chama SEO (Search Engine Optimization), em português otimização para mecanismos de buscas. Separamos algumas dicas importantes que vão te ajudar a tirar o melhor dessa técnica.

Já fizemos o alerta sobre como é decisivo aparecer na primeira página do Google, principalmente quando 94% dos usuários não chega até a segunda página de pesquisa. A concorrência está cada vez maior entre as empresas, por isso é importante que você execute um SEO de qualidade. Abaixo, confira algumas dicas pontuais:

Dicas de SEO

Saiba escolher a palavra-chave

Normalmente, dois erros são cometidos aqui. A sua palavra-chave não é aquela que tem o maior volume de buscas e nem a com menor dificuldade de rankear. Na verdade, a palavra-chave do conteúdo está diretamente ligada ao seu público, ao que ele está procurando e também ao que você quer informar em determinado texto. Respeite isso e pense em palavras-chave específicas, de nicho.

URLs amigáveis

URL é o endereço da página na internet. Os motores de busca do Google levam muito em conta o tamanho da URL e o quão amigável ela é. E o que significa ser amigável? Significa ser curta, sem hashtags, sem caracteres especiais ou números. Literalmente, curto e objetivo. Isso facilita a vida do usuário se precisar memorizar.

Outra coisa importante é criar URLs atemporais, pois se for preciso alterá-la no futuro devido a uma data, você vai perder toda a autoridade conquistada pela página quando estava com a URL anterior. Vamos criar a URL para o seguinte título: “Webinar: 5 vantagens para melhorar a imagem da sua marca”.

  • www.seusite.com.br/webinar-vantagens

 

Atributo ALT nas imagens

 

O Google avalia muito bem os textos que utilizam imagens. É uma forma de enriquecer o conteúdo. No entanto, não basta somente colocá-las lá e esperar por um resultado positivo. Você precisar se preocupar com duas questões: título e ALT.

 

  • Título

 

É o nome do arquivo salvo no seu computador. Passe longe dos genéricos, como “imagem.jpg”, ou os padrões utilizados pelas máquinas digitais como “IMAGE001” e “DSC001”. Ao colocar a imagem no site, a plataforma irá gerar um link de identificação dela. Por isso, quando o Google for ler, é importante que tenha um nome específico sobre o é abordado no texto, tornando-o relevante.

 

  • ALT

 

A função desse atributo é gerar uma descrição alternativa da imagem. Como o Google vai ler a imagem na hora de processar a busca, facilita que o sistema identifique do que se trata e qual a relação com a página. Por exemplo, seu texto fala das melhores praias para visitar nas férias. Se você usar uma imagem de beira da praia, escreva as palavras-chave que melhor a descrevem e que obviamente apareçam: mar, guarda-sol, praia, areia, etc. Não é para criar uma descrição com frases longas, mas sim palavras pontuais.

 

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Links externos

Não limite seus textos a somente links que levem para outros conteúdos do seu próprio site. O Google considera fundamental você oferecer ao leitor links externos, aqueles que levam para sites de terceiros. Por que isso? Porque dessa forma você está oferecendo ao usuário um segundo ponto de vista, está levando ele para um site que é referência no assunto. Isso melhora a experiência e o Google leva em conta na hora de fazer o rankeamento.

Abrir em uma nova janela

Como usuário, às vezes não é um incômodo quando você está lendo sobre um assunto interessante, daí encontra um link no meio do texto e clica para ler depois, mas ao invés de abrir em uma nova janela, ele abre na mesma? Para um produtor de conteúdo, ajustar o links para abrirem em uma nova janela tem fundamental importância.

  • Garante a boa experiência do usuário e evita que ele “perca” o texto anterior, sem precisar ficar voltando a todo momento quando quiser retomar a leitura;
  • Não há interferência no tempo que o usuário fica na sua página. Imagina que você coloque um link já no primeiro parágrafo, logo, o usuário vai sair da sua página tendo lido não mais do que 10% do conteúdo oferecido. Isso é ruim para as métricas do Google.

 

Não duplique os textos

Você publicou um texto em janeiro, daí lá em dezembro resolve fazer uma nova abordagem sobre o assunto, mas duplica um trecho ou outro, utiliza as mesmas descrições, títulos, etc. Aos olhos do usuário pode até passar batido, mas não para o Google. Ele vai saber identificar e penalizar o seu site.

Não repita a palavra-chave

Imagine que você criou um texto, organizou todo o SEO e ele ganhou um bom rankeamento. Um tempo depois, você elabora um outro conteúdo utilizando a mesma palavra-chave com a ideia de que se deu certo uma vez, vai dar de novo. Errado! Como você vai colocar dois textos seus para competirem entre si? Um vai roubar as métricas do outro, quando na verdade eles devem somar juntos os bons resultados. Há uma infinidade de palavras-chaves, basta pensar e escolher bem.

Siga as instruções do Yoast SEO

É um excelente plugin para utilizar no WordPress. Assim que você escreve o texto, a própria ferramenta vai automaticamente sugerir as mudanças para aperfeiçoar o SEO da página. Leve a sério todas as instruções, como número mínimo de caracteres, subtítulos, ALT das imagens, links internos e externos, tamanho das frases e o mais complicado, porém, não menos importante: as palavras de transição que facilitam a leitura e a compreensão tanto do usuário quanto do Google.

Curtiu a dicas? Parece muita coisa para pensar ao mesmo tempo em um primeiro momento, mas é muito válido se levar em conta os resultados positivos que a boa prática do SEO pode trazer. Nós temos conhecimento na área, então, não hesite em chamar se precisar de um help =)

 

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