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Relacionamento agência e cliente

Engana-se o negócio que acredita que passar toda a responsabilidade do marketing para uma agência implicará no aumento das suas vendas ou no crescimento do alcance da sua marca. Engana-se também aquela agência que acredita poder abraçar todas as demandas do cliente sem que haja um alinhamento de expectativas e processos bem definidos de trabalho.

ALINHAMENTO DAS EXPECTATIVAS

Qualquer projeto de marketing que trabalhamos até hoje só deu certo quando existiu o alinhamento das expectativas. Entender o que o cliente precisa para então transformar ações em resultados é uma demanda que exige participação dos dois lados do balcão. Para alinhar expectativas nós ouvimos o cliente. Procuramos ir além das formas e conteúdos
propostos por ele, para então entender qual a verdadeira intenção do cliente ter nos procurado. E, geralmente, nos deparamos com duas frases: “Preciso aumentar minhas vendas” ou então “Quero ser mais/melhor reconhecido”.

É desses dois pontos que começamos nosso trabalho.
Muitas vezes é complicado definir precisamente qualquer um dos anseios supracitados. Mas é nessa hora que nos apresentamos como um parceiro estratégico para o negócio do cliente. Entender o seu faturamento, o seu número de clientes, o quanto ele pretende crescer faz parte da elaboração do planejamento. Mesmo que não seja 100% preciso, é preciso quantificar.


DESENHAR PROCESSOS

Costumamos dizer que o marketing oferece um mar de possibilidades. Mesmo com os objetivos e metas do projeto bem definidos, sempre surgem ideias que podem desviar o caminho e estender o prazo para chegarmos no resultado. Entretanto, nunca deixamos de escutar essas oportunidades. Mas é preciso sempre alinhá-las com o processo sumariamente definido ou criar um novo.
Desenhar os processos é fator indispensável para entender o que está sendo feito para chegar ao resultado. Aqui na Agência Entre Rios temos um processo padrão que é adaptado pelo tempo do projeto ou intensidade da campanha. Criamos o hábito do cliente sempre enxergar um mês a frente (pelo menos).

A reunião de pauta do mês seguinte e de resultados do mês anterior é o ponto de partida. Que ainda conta com reuniões semanais de OKR para medir a evolução das ações em busca das metas. Assim é possível descartar aquilo que não vem dando certo e potencializar as melhores práticas ao longo do projeto/campanha.

 

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