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Posicionamento de comunicação para clubes: Case Clube do Comércio POA

Clube social e recreativo é sinônimo de tradição em muitas cidades do Rio Grande do Sul. Entretanto, com o passar dos anos as agremiações perderam força, e mais recentemente os efeitos devastadores da pandemia impediram a utilização destes espaços. A consequência destes fatores foi o agravamento da situação financeira nesse importante setor da nossa economia.

Em entrevista concedida recentemente para o Correio do Povo, o presidente do Sindicato dos Clubes Sociais e Recreativos do RS e vice-presidente do Grêmio Náutico Gaúcho, Nelson Heck, reiterou essa realidade: “As entidades já vinham de arrasto antes da pandemia. No Gaúcho, a coisa não está fácil. Perdemos 40% dos sócios. Mas soube de lugares que perderam 60% ou mais”.

Ou seja, a situação gerada pela pandemia, aliada a mudança de hábitos sociais e recreativos dos últimos anos, desafia os clubes a se reestruturarem enquanto agremiações. Afinal, como voltar a se tornar uma entidade forte, que traga benefícios para os associados e, ainda, seja saudável financeiramente?

A resposta pode estar no posicionamento do negócio. Se antigamente o clube buscava ser referência em diversas áreas esportivas, com inúmeras ações sociais, hoje, a especialização pode se tornar em um excelente diferencial competitivo. No Clube do Comércio, nosso cliente, a proposta está cada vez mais em torná-lo referência em tênis na cidade de Porto Alegre.

A frequente participação do Clube do Comércio de Porto Alegre em competições interclubes, o torneio interno com alta competitividade, as excursões para campeonatos fora da cidade, o aprimoramento da Escola de Tênis, a parceria com canais especializados no tema são algumas das iniciativas que remetem a esse posicionamento institucional.

Entretanto, essas ações precisam ser reverberadas pela comunicação. Seguindo o passo-a-passo do planejamento, dividimos os objetivos de posicionamento em dois: O primeiro de comunicação interna junto ao associado e o segundo de comunicação externa para o mercado. Na sequência alinhamos as personas de interação entre associados e não-sócios até chegarmos nos canais de comunicação e o cronograma de publicação.

Como resultados desse planejamento, temos um site com mais de 1.500 acessos únicos mensais. Pelo menos 20 pedidos de associação orgânicos em média (antes da pandemia), mais de 25% de abertura dos nossos newsletters pelos associados. Além de um Instagram que começa a ganhar relevância para quem pratica ou simplesmente gosta de tênis.

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