O ensino a distância é um caminho sem volta e depende do marketing digital

Antes mesmo da pandemia, o mercado EAD já dava sinais de um crescimento irreversível em território nacional. Estudo realizado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) registrou aumento de 17% em número de alunos matriculados entre os anos de 2017 e 2018. Outro fato que corrobora com essa tese é que pela primeira vez na história do país as vagas ofertadas no ensino superior à distância superaram as do ensino superior presencial, conforme dados do Censo de Educação Superior 2018, divulgados pelo MEC.

Não bastasse o crescimento orgânico, ele ainda está sendo impulsionado em tempos de COVID. A obrigatoriedade da quarentena fez com que mais de 1,5 bilhão de estudantes tivessem aulas suspensas ou reconfiguradas, um contingente que representa 90% dos estudantes de todo o mundo conforme dados da Unesco, órgão da ONU para educação e cultura.

Assim o ensino a distância tornou-se pauta obrigatória para todas as instituições de ensino e na casa de todos os estudantes do país e do mundo. O próprio MEC (Ministério da Educação) autorizou por meio de portaria o uso de meios e tecnologias digitais para a substituição temporária de aulas presenciais para instituições de ensino superior.

Apesar de posta em situação temporária pelo MEC, o EAD é uma realidade sem volta. Isso porque as instituições de ensino estão precisando se adaptar e investir em melhorias que serão permanentes: como plataformas de conversação, servidores para armazenamento de arquivos, redes de interatividade entre alunos e professores. E criando ou aprimorando a cultural digital tão presente em nossas vidas.

Por outro lado, os usuários estão conhecendo essa nova alternativa, quando não são obrigados a trabalhar com elas. Assim perdem preconceitos, descobrem que não precisam ficar horas no congestionamento ou em transportes públicos para chegar no local da aula, possuem uma variedade ínfima de cursos a disposição no conforto do lar.

Não resta dúvida que o EAD chegou para ficar. O grande desafio para as instituições de ensino será ganhar espaço nesse mercado extremamente competitivo. Entender quem são os concorrentes, encontrar o público certo e desenvolver as estratégias de captação são passos determinantes para encontrar o sucesso no mercado de ensino a distância.

Entre em contato conosco: 

 

Leia também

Ferramentas de conversa em vídeo que vão te ajudar no dia a dia Games para curtir na quarentena Indicação de cursos onlines e gratuitos para a quarentena

 

Sem Comentários

Publique um comenário