Instagram: agora você pode vender pela rede social

Novo recurso vai oferecer novas possibilidades para sua estratégia de Marketing na rede social

 

Não parece ser mais novidade para ninguém, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. No Brasil já é a segunda rede social mais utilizada pelas empresas para impulsionar seus negócios — acordo com o  Social Media Trends 2018, 80,2% das empresas que responderam à pesquisa utilizam a rede social.

O que era apenas um ambiente para registrar imagens do dia a dia de seus usuários transformou-se rapidamente em um espaço para divulgação, sobretudo após a adição da função Stories, ferramenta muito utilizada por influenciadores digitais para se conectar ao seus públicos. Mas até aqui, apesar do Instagram disponibilizar já há algum tempo a opção de contas comerciais, a rede tinha pouco a oferecer para as empresas que, por sua vez, precisavam ser criativas para divulgarem seu conteúdo ou mesmo comercializar pelo aplicativo. Isso finalmente está mudando.

Recentemente o Instagram divulgou a função “Loja” para os perfis comerciais. A novidade está chegando aos poucos paras contas. A partir de agora, quando o usuário estiver no perfil de uma conta comercial, vai poder encontrar a opção comprar, ao clicar nela surgira um novo feed com publicações comerciais.

 

 

 

Nas imagens, um ícone de sacola de compras mostra os produtos divulgados nas imagens.

 

 

 

Além da descrição do produto e preço, o usuário pode clicar para saber mais e, se deseja realizar a comprar on-line mesmo, o Instagram leva para a loja on-line da empresa.

 

 

O que é preciso para criar uma loja no Instagram:

  • Ter instalado a versão mais atual do APP do Instagram
  • Ter um perfil comercial no Instagram
  • Ser administrador de uma Página no Facebook ou ter uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook
  • Ter uma loja no Face ou catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios

 

Tudo ok com a lista a cima? Então você está pronto para criar sua loja no Instagram. Para isso você terá que:

  • Abra seu perfil
  • Clicar em Começar na parte superior do seu perfil
  • Vá em Produtos
  • Toque em Continuar
  • Escolha um Catálogo de Produtos para vincular ao seu perfil comercial
  • Clique em Concluir

 

Tudo pronto, agora será possível marcar produtos em seus posts do Instagram. Caso não visualize essas opções, é possível que sua conta ainda esteja sendo analisada para liberação da nova função ou ainda não tenha sido aprovada para isso. Neste caso, veja aqui o que fazer.

 

Segundo o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas para a utilização da Loja:

  • Crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra
  • Marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar.
  • DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja)
  • Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel
  • Tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.

 

É possível ver o passo a passo criado pelo próprio Instagram para criar sua loja no link.

O mais importante desta nova função é que você não precisa pagar para usá-la, ou seja o resultado da sua loja é totalmente orgânico. Logo, divulgar sua nova loja em seu feed e no seu stories será fundamental.

E lembre-se, o Instagram é uma rede social visual, então, investir tempo e mesmo dinheiro em boas imagens é muito importante!

Quer saber qual o melhor canal de comunicação para o seu negócio? Deixe um “alô” aí nos comentários, que nós sabemos como te ajudar!

 

2 Comentários
  • Tomás Costa
    Posted at 18:08h, 17 abril Responder

    Olá,gostaria de um orçamento para montar uma loja no instagram.

    • Agência Entre Rios
      Posted at 16:28h, 07 maio Responder

      Olá Tomás. Poderia nos encaminhar seu número para contato e e-mail, por favor? Obrigado!

Publique um comenário