Os desafios do marketing digital para os novos empreendedores

Embora conviva com o tema diariamente, falar sobre Marketing Digital é sempre um desafio. Diante da evolução desenfreada das ferramentas, dos canais de comunicação e até mesmo das estratégias inovadoras, procuramos nos ater ao que consideramos mais importante: o resultado do nosso cliente. E essa foi a abordagem da conversa que tivemos na noite da última terça (24) com os alunos empreendedores da Escola Técnica do Colégio Professor Elmano Lauffer Leal, na zona norte de Porto Alegre.

O marketing, ainda mais o digital, é um ambiente extremamente fértil para ideias, inovação e criatividade. O que pode se tornar um verdadeiro perigo na vida dos pequenos empresários. Desvios de rotas e sobreposição de foco são fatores constantes quando se deixa levar por cada novidade que aparece na tela do celular.

 

PLANEJAMENTO

Para que isso não aconteça apresentamos algumas medidas. Primeiro, acreditamos que a principal etapa no desenvolvimento de uma estratégia de marketing para empresas que estão começando seja o planejamento! É nesse momento que o mais importante acontece: a definição de quem é o público (FAZER O LINK DO TEXTO). Conhecê-la(s) é fundamental.

Quem elas são, onde elas moram, quais são seus objetivos e necessidades de compra, como elas fazem para comprar, quanto elas costumam gastar. Essas são algumas informações que tornarão mais assertivas as ações de marketing e, consequentemente, melhores os resultados.

 

DISCIPLINA

Na teoria parece um movimento muito simples, mas a prática exige paciência e comprometimento. Afinal, conseguir executar uma ação de marketing exige dedicação. Enquanto planejar é prazeroso e permite sonhar, a realização precisa de foco e muito trabalho. Reconhecer que o tempo precisa ser um aliado é uma dica valiosa para vencer esse processo.

Não adianta desistir no primeiro obstáculo. É preciso entender o que deu errado e corrigir a rota até que se tenha o resultado próximo do esperado, ou pelo menos, consistência de dados para perceber que não está se trilhando o caminho mais adequado.

 

ENTENDIMENTO DOS RESULTADOS

Ainda mais após o cenário imposto pela pandemia. Quando todas as empresas foram literalmente obrigadas a entrarem no universo digital, gerando uma enorme inflação. Se antes R$ 1 era suficiente para chegar em 100 pessoas, hoje, em alguns casos, o investimento para alcançar o mesmo público pode ser até 5x maior.

E, convenhamos, que para quem está começando um negócio, nunca é bom gastar a mais do que o planejado. Portanto, para se gastar menos e chegar em melhores resultados, o manual da Agência Entre Rios de primeira boa estratégia de marketing sugere três fatores essenciais:

 

  1.       É necessário conhecer muito bem o seu público;
  2.       É importantíssimo respeitar o tempo de cada ação proposta;
  3.       Não desistir até que se tenha consistência de resultados em dados.

 

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