Comunicação na Pandemia: Case Escola Maria Imaculada – Da reação a ação

Uma das rotinas mais impactadas pela pandemia, foi, sem dúvidas, a rotina escolar. Todos os alunos tiveram que readaptar seus hábitos de estudo. Todas as famílias tiveram que alterar o seu funcionamento diário de casa. Todos os professores tiveram que se adequar a uma nova realidade de ensino. E na Escola Maria Imaculada não foi diferente.

Para se ajustar ao distanciamento social, inicialmente instalamos um comitê de crise.  Em seguida revisitamos o planejamento de marketing. Entendíamos que o momento exigia respostas mais urgentes para as diferentes dúvidas que surgiam a cada instante. Assim, a primeira ação do nosso comitê foi de intensificar o relacionamento com toda a comunidade escolar. Abrimos um canal direto via whatsapp e e-mail com o intuito principal de amparar as famílias.

Aliada as respostas rápidas aos alunos e familiares, elencamos o vice-diretor pedagógico como porta-voz da Escola. Ele ficou responsável por trazer o panorama geral da organização interna, bem como o posicionamento da Escola a cada nova orientação governamental. Em paralelo ampliamos nossa atuação digital com ferramentas para uso dos alunos e professores, adaptando a rotina de estudos para um modelo online.

Nessa segunda etapa, utilizamos vídeos e textos que inserimos no blog do site. A newsletter e o Facebook foram os canais elencados para a disseminação dessas mensagens. Com mais de 50% de taxa de abertura nas newsletter, mais de dois mil acessos únicos ao conteúdo do site e alto engajamento no Facebook, tínhamos convicção de que estávamos atingindo os nossos novos objetivos: Manter a comunidade escolar informada e criar as condições necessárias de trabalho para professores e alunos.

Com o passar dos dias e a situação do retorno das aulas presenciais ficando cada vez mais distante, entendemos que era hora de nos tornarmos mais propositivos. Adotamos uma postura de compartilhar boas práticas do nosso corpo docente e dos nossos alunos na adaptação da rotina escolar. Nosso objetivo agora extrapola os portões da escola e nos posiciona como agentes de uma nova realidade.

Para isso, os vídeos foram mais uma vez a principal mídia utilizada. Entretanto o Instagram e o Facebook ganharam maior destaque como canais de comunicação, aqui também aproveitamos para usar do recurso de mídia paga para aumentar o alcance dos nossos conteúdos. Ficamos muito satisfeitos quando um dos nossos vídeos, superou a barreira dos mil engajamentos nas nossas redes sociais.

Somos uma escola de pequeno porte. Seguimos aprendendo muito com esse período tão difícil, e que se torna ainda mais complicado por estarmos longe dos nossos alunos. Mas, com a certeza de que estamos mais fortes e preparados, já planejamos, com a nossa inseparável Agência Entre Rios, a campanha de matrículas para 2021!

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