Case – Centros Educativos RMI: A União faz a Força

Há mais de 4 anos somos encarregados de gerenciar o marketing da Escola Maria Imaculada de Porto Alegre. Uma das unidades dos Centros Educativos das Religiosas de Maria Imaculada. O objetivo inicial do projeto foi o da atualização da identidade visual. Em seguida, alinhamos os canais de comunicação e, então, partimos para a campanha de matrículas (https://escolamariaimaculada.com.br/matriculas-abertas-para-2022/). Uma sequência linear sempre embasada por dados, construída de maneira sustentável com o uso do PDCA (https://agenciaentrerios.com.br/pdca-aplicado-ao-marketing-digital/). 

Há pouco mais de 6 meses fomos contratados para desempenhar o mesmo trabalho em outra unidade dos Centros Educativos RMI, em São Paulo. O trabalho iniciou da mesma forma, com a atualização da identidade visual, passou pela organização dos canais de comunicação. E, agora, no segundo semestre de 2022 começará a campanha de matrículas. 

Em razão de já conhecermos o funcionamento da instituição em Porto Alegre, conseguimos ajustar os processos mais rapidamente na capital paulista. Além disso, as diferenças entre os públicos que pretendemos alcançar nas duas unidades são mínimas. Assim, estamos conseguindo criar vínculos que não existiam entre os centros educativos, fortalecendo a marca e aumentando o número de alunos nas escolas. 

Posicionamento da marca

O primeiro vínculo, e mais importante, é o da marca. Trabalhamos com identidades iguais. 

Por muitas vezes repetimos conteúdos nos canais de comunicação para Porto Alegre e São Paulo. 

Também criamos um Gimik, ou mascote, batizado pelas duas unidades dos Centros Educativos RMI como Vicentinha, uma alusão a Santa Vicenta Maria, fundadora da Congregação das Religiosas de Maria Imaculada.  

Aumento de matrículas

Já começamos os preparativos para a primeira campanha de matrículas integrada entre os centros educativos. Utilizaremos todo o conhecimento adquirido durante a realização das campanhas em Porto Alegre para maximizar os resultados. 

Definição de posicionamento

O primeiro passo é o de posicionamento das escolas. Precisamos definir se queremos mais alunos pagando uma mensalidade acessível ou se buscaremos uma mensalidade média maior do que a atual. Feito isso, podemos definir quais serão os argumentos de venda.

Campanhas assertivas

A partir da definição da meta do número de novos alunos pretendidos, poderemos analisar os dados de fechamento das campanhas anteriores e, assim, propor um valor de anúncios com maior precisão. Também poderemos monitorar qual escola precisará de um esforço maior ao longo da campanha. 

Central de matrículas

Passo importante é o da criação de uma central de matrículas. Assim, reduziremos os custos e agilizaremos o processo. A central será responsável por agendar os contatos que chegarem via rede social, Google, site, telefone e, principalmente WhatsApp, para as visitas guiadas em cada uma das escolas.

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