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Marketing de Conteúdo para instituições de ensino

Em um cenário competitivo e exigente, é preciso ter uma comunicação diferenciada para conquistar o público-alvo

 

Quem busca uma instituição de ensino, seja infantil ou superior, vai se deparar com inúmeras opções. A não ser que a sua instituição ofereça um curso muito específico e segmentado, ela vai precisar de um diferencial para se destacar. E é possível fazer isso investindo em marketing de conteúdo.

 

Ao criar conteúdo sobre a sua instituição e também relacionado à educação, é possível informar e entreter os leitores. Dessa forma, com a divulgação certa, mais pessoas vão conhecer a instituição e, quem sabe, ter interesse em ingressar. Para ficar mais claro, vamos a dois exemplos práticos:

 

Escola Maria Imaculada

Um dos objetivos com esse cliente é ampliar o alcance da comunicação com o público externo (pais e comunidade local). Os meios utilizados são Facebook para atração e site da escola para conversão.

 

Levando em conta a principal intenção do marketing de conteúdo, você não vai simplesmente informar ao público que há vagas disponíveis para novos alunos, ou dizer que a sua escola é a melhor, ou ainda tentar a todo o custo convencer os pais a matricularem seus filhos. Na realidade, para engajar o público-alvo,  será preciso abordar outros pontos, como por exemplo: descrever o que a escola tem a oferecer, sua filosofia e metodologia de trabalho, a relação que tem com o ambiente em que está inserida, um diferencial relacionado à educação, entre outros. Lembre-se de que o intuito é conquistar e fazer a diferença de alguma maneira. Vender um produto/serviço é consequência.

 

Com esse cliente, adotamos algumas estratégias para alcançar o objetivo. Por exemplo, selecionamos atividades que fogem do currículo habitual das escolas, como o “Projeto ZOOM”. São aulas de robótica para que os alunos se tornem capacitados e cientes das novas tendências tecnológicas. Isso, para a Escola, é um diferencial a ser trabalhado. Outra estratégia de comunicação é informar ao público sua filosofia como instituição, principalmente em relação ao bairro em que está inserida. Comunicar-se principalmente com quem está fisicamente perto, pois são essas pessoas que podem vir a precisar do que a Escola oferece.

 

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Faculdade Sogipa

Um dos objetivos é atrair novos alunos para a faculdade pelo seu sistema de vestibular agendado. Canais de comunicação são Facebook e site da faculdade.

 

O trabalho vem sendo feito desde o ano passado, de maneira gradativa. Uma das alternativas pensadas, além de descrever a Faculdade, seu método de trabalho e toda a infraestrutura que pode oferecer, foi convidar alunos importantes, conhecidos nacionalmente e que hoje são atletas profissionais da Sogipa para dialogar com o público. Atletas campeões mundiais no judô, como Mayra Aguiar, serviram de influenciadores para levar uma mensagem ao público-alvo, estimulando-o a conhecer mais a instituição. Cabe também focar a comunicação nas pessoas mais próximas. A Faculdade Sogipa está localizada em Porto Alegre, logo, buscamos levar conteúdo tanto para a capital quanto para a região metropolitana.

 

Vantagens do marketing de conteúdo

É claro que a estratégia passa por fatores como o objetivo do cliente, os canais a que tem disponíveis para comunicação, identificação do público-alvo, etc. Cada caso é analisado de maneira diferente. Mas as vantagens são para todos:

 

  •         Visibilidade para a sua marca/instituição;
  •         Credibilidade para com o público-alvo;
  •         Conteúdo online sempre à disposição das pessoas;
  •         Fortalece a relação com alunos e futuros alunos;
  •         É possível mensurar os resultados de campanhas e estratégias de comunicação

Quer um plano de marketing de conteúdo para a sua instituição/empresa? Entre em contato conosco e vamos trocar uma ideia. Com uma análise criteriosa, as chances de fidelizar novos alunos/clientes aumentam substancialmente.

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