As 3 etapas para admissão de um novo cliente

Ao longo desses 7 anos de Agência Entre Rios buscamos constantemente melhorar os resultados junto aos nossos clientes. Para, assim, nos tornarmos referência em conteúdo e performance para empresas de pequeno e médio porte dos segmentos de alimentação e educação do Rio Grande do Sul.

A nossa responsabilidade inicia antes mesmo de começarmos o trabalho. Num processo que denominamos: admissão de um novo cliente. E que está dividido em três importantes etapas.

Compreender a expectativa

Entender a expectativa do cliente. Esse é o primeiro desafio de qualquer projeto que pretendemos iniciar aqui na Agência. Na maior parte das vezes a demanda inicial não evidência claramente aquilo que o cliente procura. “Preciso de alguém para gerir minhas redes sociais” ou então, “Preciso gerar mais leads”, ou ainda “Quero vender mais no Instagram”.  São frases que ouvimos recorrentemente em nossas primeiras conversas.

O desafio aqui consiste em decifrar o que cada uma dessas proposições significa. Por vezes o possível cliente só quer se posicionar no ambiente digital. Mas, na grande maioria dos casos ele está procurando alternativas de ganhar mais dinheiro. De aumentar seu faturamento. Somente quando o cliente assume o seu real interesse, avançamos para a segunda etapa do processo de admissão:

Quantificar a expectativa.

Entender o que significa especificamente o crescimento do faturamento é fundamental para alinharmos as expectativas. Crescer faturamento pode estar relacionado a conquista de novos clientes, ao aumento do ticket médio ou até mesmo a implementação de novos canais de vendas.

Para os clientes dos segmentos de alimentação e educação possuímos dados que balizam essa expectativa. Em especial quando tratamos de crescimento de vendas por delivery ou de matrículas digitais. Utilizamos esses dados, inicialmente, para entender se a expectativa do cliente é realmente factível com o orçamento que ele possui. De nada adianta o cliente querer dobrar ou triplicar o seu faturamento se ele não possui a verba adequada.

Compreendidas e alinhadas as expectativas, entramos para a terceira e última etapa do processo de admissão de um cliente, na nossa concepção, a mais importante de todas.

Criar um fluxo de trabalho que envolva o cliente.

Terceirizar o marketing não é solução para atingir resultados. O cliente precisa entender e fazer parte do processo. Só assim teremos um projeto vencedor. Reuniões periódicas de pauta e resultados, WhatsApp para decidir questões pontuais de maneira ágil, planilhas para acompanhamento de resultados. São algumas ferramentas que utilizamos aqui na agência. Mas nenhuma delas funcionará sem que o cliente defina uma pessoa responsável pelo marketing.

Parece uma tarefa muito simples, entretanto, ela é mais complexa do que parece. Se o cliente possui uma estrutura operacional bagunçada em que não existe designação para as demais atividades da empresa, dificilmente conseguirá estabelecer uma pessoa para concentrar as demandas e acompanhar os resultados junto com a agência.

Se você gostou dessas dicas e quer construir um projeto vencedor junto com a Agência Entre Rios, entre em contato conosco!

 

Leia também

Planejando a retomada dos eventos

Luz, câmera e ação! A Guerra por Consumo por Vídeo: TikTok VS. Instagram
Sem Comentários

Publique um comenário