A importância do horário certo nas redes sociais e o que mudou na pandemia

Saber os melhores horários das publicações ajudará você a alcançar o seu público

Considerar as redes sociais em sua estratégia de marketing pode ser fundamental para gerar novas oportunidades de negócios. As redes sociais são canais perfeitos para engajar seu público-alvo ao seu negócio e assim estabelecer o reconhecimento da sua marca. Aqui no blog, já compartilhamos várias dicas sobre uma boa utilização das redes sociais, como: Instagram e a nova ferramenta melhores amigosFacebook: como ajudar os grupos a favor da sua marca e as tendências para 2020 nas redes sociais. Mas para obter bons resultados é preciso entender o funcionamento de cada uma das redes em quem se pretende estar com a sua marca como, por exemplo, quando publicar para chegar ao maior número de pessoas?

A frequência das publicações ajuda a manter uma presença da marca/produto com o público, mas uma publicação feita na hora certa pode levar a mais curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques. Entender o momento certo de postar no em rede social como Facebook e Instagram é uma maneira importante de ficar um passo à frente dos concorrentes. É bom estar por dentro desses horários, pois são essenciais para gerar engajamento.

Então, como saber o horário certo? Não é tão simples, mas nós explicamos.

 

Melhor horário para postar no Facebook

A pesquisa da Sprout Social, plataforma de monitoramento e gerenciamento de redes sociais, nos dá os seguintes dados sobre os horários de postagens no Facebook em 2020.

  • Melhores horários: 11h e 13h
  • Melhor dia: quarta-feira
  • Pior dia: domingo
  • As taxas de engajamento são altas durante dias da semana e em horários perto do meio-dia
  • Muitos usuários navegam na rede social no horário de almoço

Importante destacar que não existe um horário perfeito para resolver os seus problemas de engajamento, ou seja, não é porque você vai postar nesses horários que você vai ter engajamento garantido. Os engajamentos estão associados a temas relevantes e conteúdo de qualidade.

Melhor horário para postar no Instagram

E os dados segundo a pesquisa da Sprout Social, em relação aos melhores horários de postagens para o Instagram em 2020, são:

  • Melhores horários: 10h às 11h
  • Melhor dia: quarta-feira e sexta-feira
  • Pior dia: domingo
  • As taxas de engajamento são altas durante dias da semana e em horários perto do meio-dia e à tarde
  • Muitos usuários navegam na rede social no horário de almoço e, também, quando acordam. Como mostra no gráfico há um engajamento entre às 7h e 9h.

Como percebemos, cada rede social possui alguns horários semelhantes mas há muitas variáveis. Por mais que existam boas práticas e indicações de melhores horários para publicação, não há mágica para engajar seu público. Existem formatos de postagens, a percepção da marca e como você se relaciona todos os dias com seus seguidores. Para ajudar mais, o Facebook e o Instagram fornecem ferramentas de gerenciamento onde é possível analisar os horários e dias em que o público específico da sua página ou perfil engaja mais. Com isso, podemos explicar as diferenças de horários para cada público com base em dois clientes nossos.

Cachorro do Bonfa

Com o Cachorro do Bonfa trabalhamos as redes sociais para as vendas e promoções dos cachorros-quentes, através de aplicativos e telefone. Para ajudar nas programações das publicações do Instagram, utilizamos a ferramenta Postgrain. Nela há uma área de desempenho do perfil. Percebemos que os melhores dias para postar é quinta-feira, a partir das 18h.

Os dados destacam que atividade está muito mais concentrada em dia de semana e exatamente no mesmo horário de abertura da loja do Cachorro do Bonfa. Os dados do Facebook, apresentam que o dia e horário que os seguidores mais estão conectados, são aos sábados a partir das 15h.

Escola Maria Imaculada

Um dos nossos clientes na área de educação é a Escola Maria Imaculada, que possui um público entre adolescentes, pais e professores. Segundo a ferramenta Postgrain, o melhor dia para postar é quarta-feira, a partir das 18h, sendo o melhor horário de engajamento às 21h.

E na perfil do Facebook, analisando as informações os dias e horários em que o seguidores estão mais conectados, são quarta-feira e sábado, a partir das 15h.

As taxas de engajamento são altas durante dias da semana e sábado, sendo final da tarde o melhor horário para postar. Muitos usuários navegam na rede social logo após o trabalho e os estudos.

A verdade é que sempre há a possibilidade de que o seu público-alvo não se encaixe dentro desses horários. A melhor maneira de descobrir o horário ideal para postar, portanto, é pela tentativa. Utilize ferramentas que auxiliem no gerenciamento de perfis públicos, como o Postgrain, em redes sociais e programe vários posts ao longo de um intervalo de duas ou três semanas.

 

O que mudou em meio a pandemia?

Com o vírus, muitas coisas mudaram na nossa rotina e, com isso, a nossa relação com a internet. Segundo estudo realizado em abril, pela Sprout Social,foram analisadas as mudanças de comportamento dos usuários das rede sociais após a pandemia de Covid-19, e o que se percebeu foi uma mudança significativa na maneira como o público interage na internet ao longo de apenas algumas semanas.

Você pode usar essas informações para atualizar sua estratégia e ter uma ideia de como as prioridades e os interesses do público mudaram durante o curso desta pandemia global.

Facebook

Embora tenhamos visto anteriormente que os melhores horários para publicar no Facebook eram das 11h às 14h, sendo quarta-feira o dia com maior engajamento, a análise atual nos diz que as atividades na rede agora são altas durante todos os dias da semana. A pesquisa ainda aponta que, no final de semana e dias úteis após as 17h possui uma queda significativa, pois os trabalhadores remotos que manipulam uma variedade de necessidades domésticas e familiares enfrentam, em muitos casos, demandas ainda maiores em sua atenção após o final do dia normal de trabalho.

Instagram

Semelhante ao Facebook, o número de horários de pico durante a semana ampliou. Antes da quarentena, os melhores dias e horários eram, quarta-feira às 11h e sexta-feira das 10h às 11h. Agora, vemos isso em um período muito movimentado do dia da semana e do horário de trabalho, segunda e sexta-feira às 11h e terça-feira entre 11h e 14h. são os melhores horários para postar no Instagram.

A pesquisa destaca que o envolvimento agora está muito mais concentrado no dia de trabalho. Com isso, é possível concluir que o público utiliza como forma de entretenimento e distração.

Com toda essa situação em torno do Covid-19, a única certeza é que o comportamento do público continuará a mudar drasticamente nas próximas semanas e meses. As principais atualizações que encontramos após alguns meses sugerem que as marcas continuarão enfrentando desafios, destacando a necessidade de revisar constantemente sua estratégia ao longo de 2020.

E você já sabe os melhores dias para postar nas suas redes sociais? Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.

 

 

Leia também

Em tempos de vídeo, os textos ainda tem vez? Inovando na Pandemia Utilize vídeos em suas plataformas digitais

 

Sem Comentários

Publique um comenário