01 dez 3 tendências que vão pautar o marketing digital em 2021
Tendo em vista que 2020 foi um ano atípico e que boa parte do nosso planejamento precisou ser pelo menos revisado, se não totalmente alterado. O ano de 2021 promete começar pelas consequências geradas pela pandemia.
Empresas referências em pesquisas já começaram a trazer as tendências que devem pautar o marketing digital para o próximo ano. É o caso da Deloitte que lançou recentemente o Global Marketing Trends 2021.
E também a Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios que desenvolveram em conjunto o estudo Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada.
De acordo com as referências desses estudos e do comportamento dos nossos clientes nas áreas de educação, instituições associativas e estabelecimentos gastronômicos. Elencamos três grandes tendências.
1º Encontre, comunique e venda o seu diferencial competitivo:
A marca precisa ter um propósito claro. E o propósito precisa estar alinhado com os processos, produtos e/ou serviços do negócio. A partir desse movimento é preciso vender exatamente aquilo que te torna melhor ou diferente dos teus concorrentes.
O aumento da variedade de opções que o consumidor tem nas mãos a partir dos canais de comunicação digitais seja as redes sociais, aplicativos para celular ou mensageiros como o WhatsApp não dão espaço para enganação. Ou seja, se você diz que tem o melhor hambúrguer do mundo, venda o melhor hambúrguer do mundo. Uma experiência ruim é fator definitivo para que o cliente procure uma nova alternativa, e assim sucessivamente até ele encontrar a sua melhor opção.
2º Tenha agilidade nas relações com o consumidor:
Na pesquisa da Deloitte a realizada com os executivos, 64% afirmaram ter mudado a maneira como suas organizações se engajam com os consumidores para melhor responder à pandemia. Mesmo que agora as vendas sejam cada vez mais digitais, a interação pessoal continua sendo uma parte essencial do processo comercial.
Opte por ferramentas que agilizam o processo de relacionamento com o possível cliente. Aqui na agência temos optado muito por utilizar canais de resposta rápida como o WhatsApp ou o Chatbox dos sites. O desafio da empresa é conseguir a atenção do prospect enquanto ele está fazendo a sua pesquisa. Conforme o tempo passa, mais opções aparecem e mais longe o cliente fica.
3º Aposte em ferramentas que geram interação com o público
A consolidação do trabalho em home office reduziu a quantidade de deslocamentos físicos e, consequentemente, aumentou o tempo de utilização da internet. Só em agosto de 2020 o aumento ficou entre 40% e 50%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Assim, as tecnologias digitais ganharam ainda mais espaço na vida das pessoas.
Uma ótima maneira de captar a atenção do seu público é transformar a tecnologia em ferramenta de interação. No Instituto Cultural Norte Americano, por exemplo, nós temos um teste de nivelamento gratuito, ideal para quem quer saber como está o seu inglês. Para o Clube do Comércio, estabelecemos uma parceria com a MBAR que desenvolveu um aplicativo que faz a marcação das quadras online. Enfim, são alternativas práticas e instigantes para trazer o seu público ainda mais perto da sua marca.
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